MOVIMENTO ESTUDANTIL

Com 58,13% dos votos, chapa assume quarto mandato consecutivo. Novos coordenadores-gerais foram apresentados em reunião com os estudantes

Foto: Reprodução

A chapa Aliança pela Liberdade irá conduzir, pelo quarto mandato consecutivo, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães. Com 3.421 dos quase 5,9 mil votos, o grupo foi reeleito para ser a entidade representativa dos alunos da Universidade de Brasília pelo período de um ano.

A chapa vencedora e os novos coordenadores-gerais do DCE foram apresentados em reunião realizada na última terça-feira (29). Os escolhidos foram os estudantes Gabriel Bertone, do curso de Engenharia Elétrica, Sophia Luduvice, da Engenharia Química, e Victor Aguiar, do Direito.

A Aliança pela Liberdade foi eleita com 58,13% dos votos, superando os 52,4% da eleição passada, os 45% em 2012 e os 27% em 2011.

Para o novo coordenador-geral do DCE, Victor Aguiar, o aumento da porcentagem a cada eleição é reflexo do bom trabalho desenvolvido pela chapa e da confiança dos alunos no grupo. “Ao longo dos anos, temos reforçado nossa participação no movimento estudantil. Vemos que o grande apoio dos estudantes é exatamente por causa desse caráter de trazer conquistas concretas aos alunos”, ressalta Victor.

Entre os planos para a próxima gestão, a chapa espera conseguir mais salas de estudos 24 horas, a regulamentação das Atléticas e o aumento da oferta de disciplinas de empresas juniores, além de melhorar a mobilidade dentro do campus com o Projeto Bike UnB e promover o esporte na Universidade.

A nova coordenadora do DCE, Sophia Luduvice, garante que o amor pela instituição é o que motiva a chapa a lutar por uma UnB melhor. “Buscamos uma universidade cada vez mais livre, plural e de excelência acadêmica”, diz. “Estamos abertos ao diálogo e para receber as demandas de todos os estudantes”, acrescenta Sophia.

Coordenadores-gerais do Diretório Central dos Estudantes. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

CONQUISTAS – Criada em 2009, a Aliança pela Liberdade é a maior chapa da UnB, com 283 membros. Desde 2011, quando eleita pela primeira vez, a chapa orgulha-se de diversas realizações, como a instalação dos postos do DFTrans e do CIEE no Campus Darcy Ribeiro, a sala de estudos 24 horas, localizada no BSA Norte, e a colocação de toldos em paradas de ônibus.

ELEIÇÕES – A eleição para o Diretório Central dos Estudantes teve 5.885 votantes. A vencedora Aliança pela Liberdade foi seguida pela chapa É Possível outro DCE, com 20,93%; Há quem Sambe Diferente, com 14,38%; É Hoje, com 3,6%; e Mutirão contra os Cortes da Dilma na Educação, com 0,54% dos votos.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.