QUALIDADE DE VIDA

Conheça atividades e serviços de diferentes setores da UnB destinados aos idosos

 

Equipe do Centro Multidisciplinar do Idoso. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB
Equipe do Centro Multidisciplinar do Idoso. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

Prevenção de quedas na terceira idade; tratamento de distúrbios miccionais e evacuatórios; aposentadoria e envelhecimento foram temas da série especial sobre os serviços prestados pela Universidade de Brasília à terceira idade. A última reportagem comemorativa ao Dia do Idoso apresenta as atividades e os serviços de diferentes setores da UnB destinados ao público da terceira idade.

 

Centro Multidisciplinar do Idoso – No Hospital Universitário de Brasília, pacientes com demência são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, geriatras e psicólogos. O atendimento é realizado no Centro Multidisciplinar do Idoso, localizado no Ambulatório 2 do hospital, e está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Nós sabemos que a demência infelizmente ainda não tem cura. Por isso, receber a notícia desse quadro é algo que afeta não apenas o paciente, mas os seus familiares. Para que esse paciente possa receber uma atenção à altura de um problema tão complexo, é necessária a participação de uma equipe multidisciplinar que converse entre si e estabeleça um plano terapêutico adequado a cada quadro”, explica o doutor Marco Polo Dias Freitas, chefe de Geriatria do Centro Multidisciplinar do Idoso.

 

Além do atendimento médico, os pacientes também participam de atividades laborais como coral e pintura, cujo objetivo é criar um estímulo cognitivo para o paciente e promover sua integração social. “Tratamos o paciente de forma integral. Abordamos os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que interferem na saúde. Também prestamos apoio à família, como o atendimento psicológico, de forma que o cuidador tenha o amparo necessário para que ele mesmo não adoeça nesse processo”, afirma Freitas.

Foto: Júlio Minasi / Secom UnB
Doutor Marco Polo Dias Freitas coordenada equipe de Geriatria do serviço. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

 

O serviço funciona desde 1997 e, em 2002, foi cadastrado pelo SUS como Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Para ter acesso ao atendimento, é preciso ser encaminhado pela Geriatria de uma das regiões atendidas. A unidade também presta suporte a outras regionais, quando necessário.

 

Promoção de Práticas Saudáveis – Esclarecer questões que interferem na qualidade de vida do idoso e promover a educação em saúde é o objetivo do projeto de extensão Promoção de Práticas Saudáveis com os Idosos do Centro de Saúde 09. Fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e especialistas em Previdência são alguns dos profissionais que já passaram pelos encontros que acontecem desde 2001.

 

A iniciativa é fruto da parceria entre a Faculdade UnB Ceilândia e a unidade de saúde da cidade. De acordo Janaína Meirelles Sousa, professora de Enfermagem e coordenadora do projeto, além das reuniões mensais, os extensionistas são convidados pela unidade de saúde para prestar apoio em atividades de maior demanda, como campanhas de vacinação do idoso. Para ela, essa integração tem resultado positivo na prestação de serviço à comunidade e na maior adesão do público às ações da Secretária de Saúde.

 

“A maioria dos idosos que chega ao Centro de Saúde apresenta diabetes, hipertensão ou outros problemas. Quando começam a participar do grupo, ficam mais estimulados a cuidarem da saúde e sua adesão ao tratamento e às campanhas torna-se bem maior. Muitos chegam depressivos e começam a desenvolver relacionamentos que fazem com que queiram voltar. Isso é um impacto muito positivo na atual condição do serviço de saúde pública. Atuamos com promoção de saúde e prevenção da doença para que eles aprendam a se cuidar e se manter saudáveis”, afirma Sousa.

 

De acordo com a docente, todos os anos, os próprios idosos respondem a um questionário para avaliar a iniciativa. “Eles afirmam que o grupo é uma ferramenta para que eles mantenham a voz viva e um espaço que alguém esteja de olho na sua saúde. Nos enxergam como uma referência no que diz respeito a rede de apoio que possuem”, afirma. Para participar, basta comparecer aos encontros que acontecem na última quinta-feira do mês, das 14h às 17h. As datas das reuniões podem ser conferidas no mural do Centro de Saúde 09 de Ceilândia.

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB
Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

Musculação para a terceira idade – Cerca de cem idosos praticam musculação no Centro Olímpico da UnB às segundas e quartas-feiras pela manhã. As aulas fazem parte do Programa de atividades físicas para idosos com diagnóstico de doenças crônicas degenerativas, coordenado há 19 anos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (Gepafi). Devido ao grande sucesso da iniciativa, no momento não há vagas. Porém, os interessados podem cadastrar o nome na lista de espera e serão convidados caso haja alguma desistência.

 

Além de promover a atividade física, a extensão estuda as alterações morfológicas e as adaptações fisiológicas agudas e crônicas que ocorrem no corpo humano durante o exercício e busca desenvolver práticas pedagógicas adequadas para a atividade dos idosos. O Gepafi também promove, ao longo do ano, eventos acadêmicos e cursos de extensão com temáticas que envolvem o exercício físico para a terceira idade. Outras informações podem ser consultadas pelo telefone (61) 3107-2557, preferencialmente às segundas e quartas pela manhã.

 

Saúde Fonoaudiológica do idoso – A capacitação de profissionais e cuidadores de idosos é o principal objetivo do projeto de extensão Cuidados com a comunicação, audição e alimentação do idoso do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia (FCE). Palestras, oficinas, encontros de idosos são algumas das atividades realizadas ao longo do ano e que têm como objetivo favorecer o envelhecimento ativo, promover a segurança alimentar e a comunicação do idoso fragilizado.

 

Iniciado em julho de 2015, pelo programa de Fonoaudiologia na Promoção da Saúde, atualmente o projeto foi vinculado também ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade, ampliando as parcerias com ações que atuam para proporcionar o envelhecimento ativo. No próximo dia 13, a iniciativa realiza o Simpósio Multidisciplinar de Atenção a Saúde do Idoso, evento aberto ao público com programação das 8h às 12h30. 

Foto: Emivaldo Almeida/Assessoria de Comunicação da UniSer
Foto: Emivaldo Almeida/Assessoria de Comunicação da UniSer

 

Universidade do Envelhecer – Capacitar adultos e idosos que desejam atuar com políticas para o envelhecimento com qualidade de vida é o objetivo do curso de extensão em Educador Político Social em Gerontologia, ofertado pela Universidade do Envelhecer (UniSer), antiga Universidade da Maturidade (UMA), um dos programas de extensão da UnB. 

 

Durante três semestres, os alunos cursam disciplinas de Autocuidado, Qualidade de Vida, Direito e Cidadania, Política e Educação, Atividade Física e Mobilidade, Música, Educação Gerontológica, entre outras. No último semestre, são realizadas atividades práticas.

 

Atualmente, o curso possui uma turma em andamento nas seguintes cidades: Asa Norte, Candangolândia, Ceilândia e Riacho Fundo I. O último processo seletivo foi em julho e ainda não há previsão de novas vagas. Para participar das seleções, é preciso ter idade igual ou superior a 40 anos, disponibilidade para aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, e para atividades extracurriculares, que poderão acontecer aos finais de semana. Novidades podem ser acompanhadas no site da UniSer.

 

Informática Básica para a Terceira Idade – O curso tem como objetivo fornecer conhecimentos essenciais para o uso do computador e da internet. O programa é composto de cinco módulos, somando a carga horária de 40 horas. Geralmente, ocorre no período vespertino, três vezes na semana, com duração de duas horas/dia. As aulas são ministradas na Escola de Informática e cada turma é formada por até 20 alunos, com um estudante por computador.

 

Cada turma necessita de no mínimo 15 interessados. O investimento previsto é de R$500. Para registrar interesse, basta entrar em contato pelos telefones (61) 3107 6385 ou 3107 6386. A Escola de Informática está localizada no campus Dary Ribeiro, Instituto Central de Ciências, Ala Centro, Subsolo, sala 426, Escola de Informática.