GESTÃO

Com cerca de 200 servidores, Decanato de Gestão de Pessoas é primeira unidade administrativa a apresentar demandas em diálogo com a Reitoria

Auditório na Face reuniu grande público de técnicos administrativos do DGP em encontro com administração superior. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Técnicos administrativos do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) participaram, nesta quarta-feira (14), de um diálogo com administração superior da Universidade. Na conversa, pediram por melhorias na infraestrutura dos setores, pela otimização de sistemas e simplificação de processos. O encontro aconteceu em um dos auditórios da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).

“Atendemos a um público muito diverso, de servidores recém-ingressos na carreira ao pessoal aposentado; lidamos com processos sensíveis; auxiliamos nas respostas a órgãos de controle e também temos um passivo processual enorme”, contextualizou o decano Carlos Mota. “Nossos desafios são imensos”, acrescentou. Ficou acertada a realização de reuniões com grupos executivos menores para dar encaminhamento às demandas essenciais.

Uma das principais queixas das equipes diz respeito aos muitos sistemas com os quais precisam lidar. “Atualmente, é necessário cadastrar cada servidor em quatro diferentes sistemas. Manter isso tudo nos toma muito tempo e energia”, relatou o responsável pela Diretoria de Administração de Pessoas (DAP), Fabio do Vale.

A expectativa da administração superior é que as dificuldades sejam superadas com a completa implementação dos Sistemas Institucionais Integrados de Gestão (SIG-UnB), cujos módulos de pessoal estão em fase de instalação no DGP. "Sei que a adaptação vai demandar muito empenho, pois vamos precisar fazer a revisão sistêmica dos cadastros, mas acredito muito nas potencialidades do SIG-UnB", comentou Jeferson Sarmento, diretor de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (Dpam).

Ele também lembrou que um dos processos da Dpam foi objeto de revisão pela equipe do Simplifica UnB, gerando uma redução considerável do tempo de tramitação. “A contratação de professor substituto, que levava de três a quatro meses, hoje ocorre em 30 dias”, apontou.

SIMPLIFICAÇÃO A reitora Márcia Abrahão destacou que, além das mudanças trazidas pelo Simplifica UnB – entre elas, a emissão de diplomas digitais e de outros documentos acadêmicos – há um decreto presidencial que determina aos órgãos e autarquias federais o fim de exigência de documentos emitidos pela própria unidade. “Se passarmos a efetivamente cumprir o decreto, muito trabalho será poupado”, ressaltou.

Servidores técnico-administrativos que atuam no DGP se reuniram em auditório para conversa com a administração superior. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Márcia Abrahão também falou sobre o trabalho da Comissão de Simplificação, da qual o DGP participa, responsável pelos mapeamentos de processos da Universidade. O representante do decanato pode levar as prioridades da unidade ao grupo.

Ela encorajou os servidores do DGP a avaliar processos internos que podem ser simplificados sem depender da comissão. “Vocês, mais do que ninguém, sabem onde estão os gargalos.”

OUTROS TEMAS Além dos desafios com processos, as equipes do DGP reclamaram da falta de espaço e da necessidade de reformas para melhorar o ambiente de trabalho. “Este ano, finalmente saímos do subsolo do prédio da Reitoria, o que foi muito bom, mas ainda precisamos de ajustes, como a instalação de aparelhos de ar-condicionado”, comentou o responsável pela Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (Dcade), Rômulo Siqueira.

Ele lembrou que há, atualmente, 77 servidores técnicos cursando os mestrados profissionais voltados para a carreira. A expectativa da administração é estruturar, também, um doutorado com foco nos técnicos.

A reitora aproveitou o diálogo com as equipes do DGP para recapitular algumas das principais mudanças e ações recentes da administração, entre elas, a aprovação do primeiro Plano de Internacionalização da UnB, a seleção da Universidade no Programa de Internacionalização da Capes, a aprovação de uma resolução que regulamenta o pagamento de bolsas, e a aprovação do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

“É muito importante realizarmos essas reuniões não apenas com as unidades acadêmicas, mas também com as administrativas”, frisou Márcia Abrahão. “Fiz questão de iniciar a conversa com os decanatos pelo DGP, que, afinal, tem a responsabilidade de cuidar das pessoas.”