ÓRGÃOS COLEGIADOS

382ª reunião do Conselho de Administração também foi marcada pela criação de comitê de governança

A instalação de guarda-corpo nas rampas de acesso ao ICC será finalizada em breve. Foto: Secom UnB

Aprovado em abril de 2017, o Plano de Projetos e Obras da UnB está em execução há 16 meses. Um relatório atualizado de desenvolvimento foi apresentado pelo secretário de Infraestrutura (Infra) da UnB, o arquiteto Alberto Alves de Faria, durante a 382ª reunião do Conselho de Administração (CAD), que aconteceu na última quinta-feira (9).

Entre as obras que estão em fase de conclusão, o secretário citou o edifício em frente à entrada sul do Instituto Central de Ciências (ICC), o reservatório de óleo diesel para aumentar a autonomia do gerador do Centro de Informática (CPD) e a instalação de guarda-corpo nas rampas que ligam o ICC ao prédio da Reitoria.

“Ressaltamos que a execução de obras e serviços está sujeita à disponibilidade orçamentária, à observância dos critérios de priorização e ao andamento processual”, alertou. À época da aprovação do Plano, as demandas registradas na Diretoria de Gestão de Infraestrutura (DGI) somavam quase R$ 672 milhões.

As obras prioritárias foram elencadas segundo critérios técnicos: estágio de desenvolvimento do projeto, atendimento a questões de segurança, existência de “esqueletos” e de considerações ambientais. “A UnB completou todas as obras do Reuni a que se comprometeu”, destacou Alberto.

Secretário de Infraestrutura da UnB, Alberto Alves, apresenta desenvolvimento do Plano de Projetos e Obras. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A relevância quanto aos aspectos sociais e comunitários também foi considerada. "A preferência foi para obras e serviços com a proposta de estimular atividades voltadas ao atendimento da comunidade acadêmica e de fortalecer as relações sociais", explicou.

Também foi destacada a extensão da UnB: somando os quatro campi (Ceilândia, Gama, Planaltina e Darcy Ribeiro), a Fazenda Água Limpa (FAL), o Centro de Estudos Avançados do Cerrado, em Alto Paraíso, e o Hospital Veterinário na Granja do Torto, a instituição tem um total de 4.824 hectares em terreno.

COMITÊ – A instituição do Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade foi incluída como pauta extraordinária na reunião do Conselho. Com a finalidade de formular e implementar políticas e ações com foco em governança, gestão de riscos e controle interno, o novo comitê será presidido pela reitora Márcia Abrahão. As reuniões do grupo terão participação da Auditoria Interna da UnB, na condição de avaliadora e consultora.

A criação do dispositivo segue orientação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e da Controladoria-Geral da União (CGU), com base na Instrução Normativa Conjunta nº 1, de 10 de maio de 2016, e do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, pela Portaria nº 1.089, de 25 de abril de 2018.