INSTITUCIONAL

Professores Jaime Martins de Santana e Carlos Hiroo Saito assumem gestão do Instituto de Ciências Biológicas para o período 2018-2022

Passagem de bastão: ao centro, o novo diretor do IB, Jaime Martins, a reitora Márcia Abrahão e o novo vice-diretor, Carlos Hiroo Saito. Nas extremidades, o ex-vice-diretor Miguel Marini e a ex-diretora Andrea Maranhão. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Com 55 anos de história na Universidade de Brasília, o Instituto de Ciências Biológicas (IB) celebrou, na tarde desta terça-feira (13), mais um momento relevante de sua trajetória: a cerimônia de posse da nova direção, eleita para o quadriênio 2018-2022. Os professores Jaime Martins de Santana e Carlos Hiroo Saito assumiram como diretor e vice-diretor, respectivamente.

Ex-decano do antigo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), hoje Decanato de Pós-Graduação (DPG), Jaime Martins ressaltou a importância do trabalho coletivo e do empenho em aprofundar as ações de ensino, pesquisa e extensão no instituto. “Nossa gestão será toda dedicada a auxiliar a trajetória de professores e estudantes. São eles os responsáveis por todo o trabalho já feito e a ser realizado aqui”, destacou.

Ainda em 2018, o novo diretor planeja realizar três fóruns temáticos no âmbito do IB: um de pesquisa e pós-graduação, um de graduação e um voltado à extensão. Lembrando o momento de cortes orçamentários que atingem instituições de ensino superior no Brasil, Jaime apontou a necessidade de buscar novas formas de financiamento à pesquisa. Para ele, além dos acordos já existentes com agências de fomento, parcerias com a iniciativa privada podem ser um caminho.

Reconhecendo os tempos de crise, a reitora Márcia Abrahão destacou que a dificuldade orçamentária não impediu a UnB de viabilizar o aumento da verba destinada às unidades acadêmicas em 2018. “É prioridade continuar investindo na excelência da Universidade e viabilizando a pesquisa e a inovação”, assegurou.

Auditório lotado para a posse da nova diretoria do IB. Dados da última gestão foram apresentados. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

BALANÇO Diretora do IB entre 2014 e 2018, a professora Andrea Maranhão aproveitou a solenidade de posse para apresentar dados sobre o instituto, com ênfase nas conquistas recentes.

Hoje o IB conta com 147 professores, sendo que 85% dos docentes está inserido em programas de pós-graduação. Na graduação, a unidade oferece as modalidades de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e bacharelado em Biotecnologia. Além disso, oferta 31 disciplinas obrigatórias para outros cursos da Universidade.

Na pós-graduação, são 12 programas. Em 2016, foram publicados 320 artigos e 49 capítulos em livros. Criado em 1963, logo na inauguração da UnB, o instituto ganhou edificação própria em 2010. É composto por sete departamentos, dois núcleos e dois centros.

Além dos progressos vivenciados, a agora ex-diretora também lembrou dos momentos difíceis. “A gestão se deparou com uma situação trágica nunca antes imaginada, que foi o assassinato da nossa estudante Louise Ribeiro por outro estudante daqui. Isso nos marcou e nos marcará para sempre”, comentou.

Lotado, o Auditório 1 do IB refletiu a importância da solenidade. Membros da administração superior da Universidade, diretores de institutos, professores eméritos, docentes, discentes e técnicos administrativos estiveram presentes.