ASSISTÊNCIA

Inscrições devem ser feitas no campus onde o estudante está matriculado. Valor mensal é de R$ 485

Programa Auxílio Creche oferece dez cotas para alunos da UnB. Foto: Isabela Lyrio/Secom UnB

O Decanato de Assuntos Comunitários lançou, nesta semana, o edital do Programa Auxílio Creche (PACreche), que oferece dez cotas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tenham filhos com quatro anos de idade incompletos até 31 de março de 2017. A medida vale para os quatro campi da Universidade de Brasília e as inscrições serão realizadas no período entre 18 de setembro e 13 de outubro, com resultado previsto para ser divulgado no dia 20 deste mesmo mês.

Para concorrer ao auxílio de R$ 485, é necessário ter estudo socioeconômico válido, ainda não ter concluído graduação, cursar o número mínimo de créditos do fluxo do curso, que deve ser presencial, e morar com a criança. No caso de estudantes que atendam aos critérios do edital e possuam guarda compartilhada, somente um dos pais poderá concorrer ao PACreche.

O número de filhos será computado durante a inscrição como um dos critérios de prioridade, mas somente será concedida a cota a uma criança, ainda que ela tenha irmãos em idade compatível às exigências do edital.

Como a legislação federal garante a educação básica obrigatória a partir dos quatro anos de idade, a Universidade busca garantir condições para estudantes que muitas vezes precisam trancar o curso para poder cuidar dos filhos. “Começaremos com dez vagas devido a restrições orçamentárias, mas, assim que possível, pretendemos aumentar esse número”, explica o decano de Assuntos Comunitários, André Reis.

A viabilização do edital foi aprovada na reunião de fim de junho da Câmara de Assuntos Comunitários (CAC). Participaram da discussão representantes dos docentes, discentes e técnicos administrativos.

O recurso que custeará o auxílio virá do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). “Esperamos contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, trazendo tranquilidade aos pais que não têm com quem deixar os filhos”, afirma Reis.