GESTÃO

Segurança no campus e organização de festas foram assuntos abordados em reunião nesta segunda-feira (22), no Salão de Atos da Reitoria

Estudantes apresentam reivindicações à administração da UnB, em reunião no salão de Atos da Reitoria. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Dando sequência ao fórum permanente de diálogo com os alunos de graduação, o vice-reitor da Universidade de Brasília, Enrique Huelva, recebeu estudantes nesta segunda-feira (22) no Salão de Atos da Reitoria. Na ocasião, estiveram presentes dez representantes de centros acadêmicos. A segurança no campus Darcy Ribeiro e o ordenamento das festas nos espaços acadêmicos foram os temas tratados na reunião.

Este foi o segundo encontro do fórum, que tem o objetivo de propor soluções conjuntas a temas de interesse amplo. No mês de março, aconteceu a primeira reunião

Na abertura, o assessor especial do gabinete da reitora, professor Luiz Antônio Pasquetti, frisou a importância da manutenção do diálogo entre a administração superior e o corpo discente. “É interesse da nossa gestão manter um canal de comunicação sempre aberto para ouvir as reivindicações dos alunos”, declarou.

O vice-reitor Enrique Huelva enfatizou a relevância da construção de uma pauta permanente com problemas a serem analisados e resolvidos. “Vamos manter o fórum permanente de diálogos como uma forma de conhecimento mútuo, para que possamos discutir as formas de solucionar os problemas relacionados ao universo acadêmico”, afirmou.

Em seguida, a estudante Sabrina Beatriz, do Centro Acadêmico de Direito (Cadir), apresentou queixas sobre a situação da segurança no campus Darcy Ribeiro. “Considero que Universidade tem o dever de elaborar um dispositivo legal que preveja punição institucional para os estudantes que cometem atos libidinosos e de violência no campus”, disse. Ela alerta que várias alunas já foram alvos de violência sexual, machismo e discriminação dentro da Universidade.

A estruturação das festas que se realizam nos ambientes do campus também foi tema da reunião. As propostas giram em torno de como elaborar planos para uma melhor utilização do Centro Comunitário da Universidade de Brasília.

A próxima reunião da administração da UnB com os estudantes será agendada em breve e informada aos representantes dos centros acadêmicos com antecedência.