TRANSPORTE

Melhoria do transporte intra e intercampi e passe livre estiveram na pauta. UnB e DFTrans devem fazer reuniões técnicas para avançar nas questões

 

A reitora Márcia Abrahão se reuniu, nesta quarta-feira (22), com o secretário de Mobilidade do Distrito Federal, Fábio Damasceno, para discutir melhorias no transporte dentro e entre os campi. No encontro, ficou acertada a realização de uma reunião técnica com o DFTrans e com empresas de ônibus para discutir possibilidades de mudanças nas linhas que circulam pelo Darcy Ribeiro. A UnB também se colocou disposta a ser palco de projetos piloto na área de transporte. 

 

“Nós precisamos reavaliar alguns trajetos dos ônibus, para que sejam mais funcionais à comunidade acadêmica, trazendo, inclusive, mais segurança aos nossos alunos”, disse a reitora. Outra demanda apresentada por Márcia diz respeito à gratuidade do transporte para os estudantes mesmo durante as férias. “Nós temos pessoas que participam de projetos de pesquisa sem estarem matriculadas em disciplinas, fora do período letivo”, esclareceu a reitora.

 

O transporte intercampi foi outro aspecto discutido no encontro. Atualmente, a regulamentação sobre o serviço impede que os estudantes desçam em pontos distintos do campus Darcy Ribeiro. “Um aluno de Ceilândia, que concentra os cursos da área de saúde, não consegue parar no HUB [Hospital Universitário de Brasília]”, exemplificou Márcia. O assunto será discutido tecnicamente com o DFTrans, assim como o passe livre.

 

PARCERIAS – Damasceno indicou que a pasta está interessada em fazer parcerias com a UnB. “Nós temos uma série de iniciativas em engenharia de tráfego e tenho certeza que a Universidade pode nos ajudar muito”, disse. “Nós temos pessoas ávidas por participar de ações mais práticas”, comentou o professor Paulo César Marques, chefe de Gabinete e engenheiro especialista em transportes, também presente na reunião.

 

Segundo o secretário, a UnB deve receber, até o meio deste ano, cinco estações de bicicletas comunitárias. “Estamos apenas aguardando a troca do patrocinador”, contou. Damasceno explicou ainda que deve haver uma reestruturação das ciclovias na Asa Norte, de forma a melhorar as ligações com pontos estratégicos, como a Rodoviária.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.