APRENDIZADO

Evento é o primeiro de um ciclo temático organizado pela Coordenadoria de Capacitação (Procap/DGP). Ideia é apresentar aos servidores conceitos de inovação organizacional

Catarina Odelius palestra aos servidores ocupantes de cargos de gestão na Universidade de Brasília. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Nesta quinta-feira (23), teve início o ciclo de palestras da Coordenadoria de Capacitação (Procap/DGP) direcionadas a gestores da Universidade. O tema deste primeiro encontro foi Competências, inovação e processos de aprendizagem nas organizações. O evento foi realizado no auditório do Instituto de Química (IQ) e é parte integrante das atividades gerenciais previstas no Plano Anual de Capacitação dos Servidores da UnB (PAC 2017).

Na ocasião, a palestrante Catarina Cecília Odelius esclareceu aos presentes os conceitos de competências individuais e grupais e inovação organizacional. Catarina é professora recém-aposentada do curso de Administração da Universidade de Brasília e tem vasta experiência na implementação de políticas de gestão de pessoas em organizações públicas e privadas.

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS – Ressaltado durante o encontro, o modelo de gestão por competências atualmente é implantado nas organizações públicas e privadas como um elemento fundamental no sentido de alcançar os objetivos previstos nos planejamentos. Esse padrão gerencial busca adequar as competências individuais às metas da instituição.

Segundo a palestrante, o formato da gestão por competências possibilita identificar, adequar e alocar talentos individuais. Além disso, amplia a capacitação corporativa e facilita a avaliação do desempenho profissional. “A gestão por competências possibilita o melhor aproveitamento individual dos servidores. Pode-se, dessa forma, alocar a pessoa certa na função exata e aproveitar todo o potencial produtivo”, afirma.

A servidora Aline Cruz, da Coordenadoria de Gestão de Desempenho (Coged/DGP), enfatizou a importância das fases de avaliação do trabalho desempenhado pelos servidores, durante o estágio probatório. “Acompanhar o desempenho do servidor também é uma ferramenta que nos dá a oportunidade de promovê-lo profissionalmente”, disse.

Durante o encontro, a professora Catarina Odelius frisou o papel da Universidade, a exemplo de outras organizações bem sucedidas, em elaborar estratégias efetivas, que façam os planejamentos saírem do papel e transformarem-se em ações concretas.

CAPACITAÇÃO – As atividades promovidas pela Procap oferecem a possibilidade dos servidores da Universidade de Brasília realizarem cursos de capacitação profissional que podem ser utilizados nos processos de progressão funcional. Anualmente, é disponibilizado o calendário composto das atividades a serem realizadas. De acordo com Mônica Silva, pedagoga da Procap, os temas das próximas palestras para gestores são: Gestão de Recursos Materiais e Patrimônio, Tomada de Decisão, Motivação no Trabalho e Organização/Gestão do Tempo. As datas dos encontros serão informadas posteriormente.