ENSINO

Promovido pelo DEG, evento pretende discutir desafios e consolidar estratégias para aprimorar atividades desenvolvidas por docentes à frente dos cursos

Palestra, minicursos e mesa-redonda compõem programação do encontro, que será sediado no auditório verde da Face. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Coordenadores de graduação reúnem-se nesta sexta-feira (19) para dialogar sobre os desafios no exercício de suas funções. Durante o I Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação, os professores poderão compartilhar experiências do cotidiano administrativo à frente das coordenações, expor dificuldades para a realização das tarefas rotineiras e discutir estratégias para organizar os processos de trabalho. A  programação acontece no auditório verde da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), no campus Darcy Ribeiro.

Promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a atividade busca ampliar a comunicação entre administração superior e gestores, para a definição de políticas que possam contribuir no aperfeiçoamento do trabalho das coordenações, de forma a alinhá-lo às propostas do decanato.

“Vamos tentar, junto com os coordenadores, criar estratégias para que eles trabalhem de forma homogênea. Sabemos que cada um tem um método diferente de trabalho. A partir dessas experiências, vamos tentar unificá-los”, esclarece a diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (Dieg/DEG), Symone Jardim. Ela incentiva a participação dos coordenadores para fortalecer as discussões.

A programação desvelará temáticas diversas e relevantes às rotinas nas coordenações, em palestra, minicursos e mesa-redonda. Os gestores poderão se familiarizar com ferramentas comumente utilizadas em seus fluxos, como os sistemas de Graduação (Sigra) e Eletrônico de Informações (SEI); aprimorar soluções para o dia a dia e conhecer metodologias inovadoras de ensino. Durante o evento, os coordenadores serão incentivados a desenvolver suas habilidades comunicacionais para atuar na resolução de conflitos.

O enfrentamento de problemas frequentes no ambiente acadêmico, como os relacionados à saúde mental, também estará em pauta durante mesa-redonda. O tema tem sido abordado em diferentes atividades da Universidade, com o intuito de chamar atenção para importância de se promover o cuidado e qualidade de vida entre a comunidade acadêmica. É também foco de política para estabelecimento de diretrizes de atenção à saúde mental na UnB. Em fase de elaboração, o documento abrangerá também o campo de atuação das coordenações de curso.

Symone Jardim e Gabrielle Drago consideram o momento importante para discutir avanços no desenvolvimento das atividades dos gestores. Foto: André Gomes/Secom UnB

Segundo a pedagoga da Dieg/DEG Gabrielle Drago, a intenção é que o encontro venha alavancar o debate, por meio da troca de experiências vividas pelos coordenadores de curso. “O assunto está em evidência na Universidade no último ano e não poderíamos deixar de abordá-lo, mas voltará a ser discutido pelo DEG e por outras instâncias”, explica.

INICIATIVAS FUTURAS – A proposta do I Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação resulta de demandas apresentadas pelos docentes durante o Fórum Permanente de Planejamento de Estratégias na Graduação, promovido pelo DEG em 2017. Além de oferecer espaço para avaliar as necessidades das coordenações, o evento terá momento dedicado à apresentação de estatísticas recentes relacionadas aos cursos de graduação, como dados de retenção e evasão, e de ações previstas pelo DEG para os próximos anos.

O curso de formação para coordenadores de graduação é uma delas. A formação tem por objetivo auxiliar os gestores a conhecerem suas ferramentas de trabalho. A previsão de oferta é para 2019, em parceria com a Coordenadoria de Capacitação (Procap) do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP).