COMUNIDADE

Com implantação gradual de melhorias, segundo semestre começa para valer nesta segunda-feira (13). Evento de recepção aos alunos será na quarta (15)

O período de aulas do segundo semestre letivo de 2018 começa nesta segunda-feira (13). Quase 50 mil estudantes são esperados nos quatro campi da UnB, em Ceilândia, Gama, Planaltina e na Asa Norte. São 39.033 alunos de graduação e 8.689 alunos de pós, que vão encontrar novidades na chegada à Universidade.

A campanha Segurança se faz em comunidade, lançada pela administração superior, traz orientações para que o público universitário circule em condições mais tranquilas pelas áreas dos campi. No Darcy Ribeiro, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), em parceria com a Prefeitura do Campus (PRC), reestruturou o Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN). Entre as mudanças trazidas pelo projeto modelo, que deve ser estendido a outros prédios da instituição gradativamente, estão isolamento luminoso, instalação de projetores e mudança na disposição de lousas e carteiras.

Repaginadas, salas de aula do BSAN podem melhorar experiência acadêmica dos estudantes. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

O objetivo dessas modificações é proporcionar ganho em infraestrutura aos usuários da comunidade acadêmica. “O layout do espaço físico influencia as atividades ali desenvolvidas. As salas já tinham capacidade para sediar aulas e outras práticas acadêmicas, mas agora elas serão realizadas de uma maneira muito melhor para os envolvidos”, afirma o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas.

As mudanças não impactam apenas os alunos. Cada professor, ao pegar a chave da sala, receberá um kit com pincéis e apagadores adequados, que ao fim da aula devem ser devolvidos. A ação visa reduzir custos com a manutenção dos ambientes. Após um período de observação da interação com as novidades, a expectativa é que os pavilhões Anísio Teixeira (PAT) e João Calmon (PJC) sejam os próximos a receber melhorias.

BOAS-VINDAS – Para 4.398 estudantes, o início do 2º/2018 não é uma retomada, mas um começo. Eles são calouros, admitidos por diferentes processos de seleção. Durante as primeiras semanas de aula, as unidades acadêmicas realizam atividades de recepção. Na quarta-feira (15), o #InspiraUnB reúne calouros e veteranos para um evento inaugural com as presenças da bateria Olímpia, do Direito, e da palestrante indígena Célia Xakriabá.

Antes mesmo do encontro, no qual estará presente para recepcionar os alunos, a reitora Márcia Abrahão deseja uma boa chegada a cada um dos estudantes. “O início do semestre é sempre um momento de renovação da nossa comunidade. Nos preparamos para acolher com entusiasmo esses estudantes, que são o coração da Universidade de Brasília", declara. Ela enxerga na dedicação dos discentes um dos principais propulsores para a qualidade da instituição. "Temos muito orgulho de nossa comunidade, que trabalha cotidianamente para que a UnB se mantenha diversa e humana, cumprindo com excelência suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.”

Decano do DEG, Sérgio de Freitas crê que o tratamento dado aos estudantes da UnB só tende a melhorar. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Para valorizar cada vez mais os estudantes da UnB, DEG, Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e Decanato de Extensão (DEX) trabalham na elaboração da Política da Vida Estudantil Integrada. Focada em cinco eixos principais – informação, acolhimento, orientação, comunicação e assistência –, a iniciativa está prevista no Plano de Internacionalização da Universidade. Atualmente, está em fase de estudos e testes. A previsão de implantação é 2019.

“Nossa ideia é acolher melhor nossos novos alunos, em uma perspectiva mais humana, mais abrangente do que aquilo que podemos oferecer hoje, com atividades nas semanas iniciais do semestre. Afinal, estes alunos têm, a partir da matrícula, o primeiro ensaio da vida adulta, algo completamente diferente do que viviam no ensino médio”, adianta Sérgio de Freitas sobre ações que estão em vista já a partir deste semestre.

Não se perca no tempo! Veja as marcações mais importantes previstas para este semestre. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

Saiba mais:

>> UnB recebe estudantes com palestra de Célia Xakriabá