INTERDISCIPLINARIDADE

Centro de Excelência em Turismo promove seminário internacional sobre o tema entre 23 e 24 de novembro

 

À primeira vista, pode parecer improvável que haja relação entre os temas gênero, turismo e sustentabilidade. Pautado na convergência de conhecimentos, o II Seminário Internacional de Gênero, Turismo e Interdisciplinaridade, organizado pelo Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB, vem oferecer uma visão mais aprofundada.

 

O encontro, que ocorre entre os dias 23 e 24 de novembro, reúne especialistas de várias áreas e está estruturado sobre pesquisas acadêmicas suscitadas pelos pontos de contato entre os três temas principais. As inscrições seguem abertas no site do evento até quinta-feira (23). 

Professora Neuza de Farias, coordenadora do II Seminário Internacional de Gênero, Turismo e Interdisciplinaridade. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A professora Neuza de Farias, da pós-graduação do CET, coordena o evento. Ela conta que a ideia é refletir sobre igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas, no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

As metas abrangem assuntos como cidades sustentáveis, indústria e inovação e redução de desigualdades, que se conectam com o tema geral do encontro. 

 

Entre os convidados internacionais confirmados na programação do seminário estão as professoras Maria José Magalhães, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; e Laura Albaine, docente do curso de Ciência Política da Universidade de Buenos Aires. A última desenvolve pesquisa sobre paridade feminina na América Latina.

 

No segundo dia do evento, haverá painel com apresentação de trabalhos acadêmicos que abrangem a questão de gênero, igualdade e sustentabilidade. "Acredito que a sustentabilidade se dá a partir da relação do ser humano – isto é, homens e mulheres, em situação de igualdade – com a natureza, de forma equilibrada", diz Neuza de Farias. A interpretação afasta a ideia de que gênero e turismo tenham de se relacionar, essencialmente, à preservação de florestas ou a outros conceitos habituais que existam sobre sustentabilidade.

 

"Mas para que ela ocorra, é necessário que educação e inclusão estejam presentes em todas as relações da sociedade. São valores como esses que procuramos transmitir por meio do seminário", aponta a organizadora.

 

Saiba mais: 

>> Os ODS também foram assunto para debates nos campi da UnB durante a XVII Semana Universitária

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.