OUTORGA DE TÍTULO

Professora destacou-se por trabalhos sobre a identidade cultural de Brasília

Reitora Márcia Abrahão entregou distinção a Thereza Negrão, docente da UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília concedeu, na última terça-feira (12), o título de Mérito Universitário a Thereza Negrão, professora do Departamento de História (HIS). A outorga foi aprovada em reunião do Consuni realizada em setembro. A solenidade de entrega da placa foi realizada no auditório da Reitoria, com a presença de colegas de trabalho, familiares e amigos da homenageada.

Em seu discurso, Maria Therezinha Ferraz Negrão de Mello agradeceu aos presentes e lembrou com carinho sua trajetória de vida. Filha de professores, ela herdou a paixão por lecionar. “Ser professora não é só uma profissão ou um título para mim, eu sou essencialmente docente. Nasci para ensinar e faço questão de ser chamada Professora Thereza Negrão”, disse.

Ligada à música, a homenageada cantou alguns versos da canção Purpurina, com sua marcante voz grave embargada pela emoção. Robervaldo Linhares Rosa, ex-aluno de Thereza e maestro, executou ao piano O despertar da montanha, de Eduardo Souto, Gaúcho, de Francisca Gonzaga, e Odeon, de Ernesto Nazareth, canções que remetem a lembranças de infância da professora, hoje aposentada.

Colegas docentes estiveram na cerimônia de outorga do Mérito Universitário a Thereza Negrão. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O jornalista e escritor Aylê-Salassié Filgueras Quintão, outro ex-aluno de Thereza, relembrou a trajetória profissional da professora.

“Ela descobriu Brasília como símbolo nacional e recebeu por isso diversas homenagens de ações comerciais, de escritores e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal”, lembrou Quintão, destacando também suas contribuições na área da Comunicação.

Ele acrescentou que não somente o trabalho científico da docente, mas também o legado deixado por meio dos alunos que ela orientou e ajudou a formar enquanto cidadãos, são "grandes presentes para o mundo". Passa de uma centena o número de estudantes orientados pela docente ao longo de sua trajetória, seja na Comunicação, na História ou na Música.

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

Matéria atualizada em 8/1 para ajuste de informações