UnB 55 anos

Entre agosto e novembro, UnB e Fundação Cultural Palmares celebram aniversários com ações de valorização da cultura negra e combate ao racismo

Promoção da igualdade, valorização da cultura negra e combate ao racismo são valores ressaltados pelo Interconexões, proposta composta por uma série de eventos que serão realizados pela Universidade de Brasília em parceria com a Fundação Palmares até novembro. As atividades iniciam dia 21 de agosto e seguem pela semana. Além de celebrar os 55 anos da UnB, o evento também vai comemorar os 29 anos de criação da Fundação Cultural Palmares, que busca desenvolver uma política cultural igualitária e inclusiva para contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

O I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras terá exibição dos filmes Alma no olho, de Zózimo Bulbul, e Amor maldito, de Adélia Sampaio, além da mostra competitiva com avaliação de 19 filmes ao longo da semana. A programação também terá minicursos de produção cinematográfica, fotografia e roteiro, e palestras e debates, com os temas As mulheres negras frente ao mercado e política do audiovisual e Representação de mulheres negras no cinema.

O seminário Estado, Racismo e Violências será realizado no próximo dia 22 com as palestras Racismo institucional e universidade, do professor da Faculdade de Direito Evandro Piza, Vidas negras que importam: de que valem mentes negras?, do professor Júlio Tavares, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e A persistência da raça nas interações sociais, do professor Valter da Mata, da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).

A professora Renísia Cristina Garcia, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB (NEAB), participará da mesa de abertura do seminário, às 9h. Acerca das políticas de cotas raciais para o ingresso na UnB, a docente afirma que é um processo com avanços. “Visivelmente, a proporção de negros na Universidade é maior desde o surgimento da política de cotas. Houve, contudo, recuo, quando da adoção das cotas sociais. Em termos numéricos, houve retrocesso considerável do ingresso do negro na instituição”, avalia.

Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB, Renísia Garcia participará da mesa de abertura das palestras de terça (22). Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

No dia 23 de agosto, a mesa de debate Diálogos sobre a literatura afro-brasileira vai reunir escritoras da Literatura Negra Contemporânea, como Calila das Mercês, Custódia Wolney e Cristiane Sobral.

Durante a Semana Universitária, haverá o seminário Muito caminhos, um único encontro, previsto para o dia 25 de outubro. Já em 30 de novembro, a Universidade receberá a Batalha hip hop do conhecimento.

Programação na UnB

I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras
Data: 21 a 25 de agosto, das 14h às 17h – abertura no dia 21 de agosto
Locais: mostras de filmes – auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (dias 22, 23 e 24)