EXTENSÃO

Iniciativa reúne em Brasília artistas da América Latina e do Caribe para promover troca de experiência e trabalho conjunto. Inscrições abertas até 19 de agosto

Diretor da CAL, Alex Calheiros, reitor em exercício, Enrique Huelva, e diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou, durante cerimônia de assinatura do acordo para a II Convocatória do Programa OCA – Residência Artística Internacional. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A Universidade de Brasília e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) lançam em conjunto, nesta semana, a segunda convocatória do Programa OCA de residência artística internacional. Após o sucesso em 2017, a iniciativa que reúne artistas da América Latina e do Caribe para imersão em realidades do Distrito Federal segue para nova edição.

O acordo de cooperação técnica entre as partes foi assinado nesta quinta-feira (19), dia de abertura das inscrições. Serão seis bolsas de dois mil reais para custeio da residência de um mês em Brasília – entre 24 de setembro e 24 de outubro. Durante este período, os selecionados, que podem ser artistas de diversas especialidades, terão acompanhamento de curadores e farão visitas a edifícios da capital e das cidades do Entorno. Com base nisso, poderão produzir a partir dos paradigmas urbanos e suas respectivas soluções.

Durante a assinatura do acordo, em cerimônia no Salão de Atos da Reitoria, o reitor em exercício da UnB, Enrique Huelva, exaltou a finalidade do edital. Ele reforçou a promoção do intercâmbio cultural, artístico e intelectual como vocação da instituição, como almejava Darcy Ribeiro. “É ótimo permitir esse caminho de trocas culturais, numa casa aberta onde os estudiosos e a comunidade podem interagir. Isso faz parte do DNA da nossa Universidade”, afirmou.

O diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou, elogiou o potencial da parceria. “Criar laços de identificação entre as cidades latino-americanas é um objetivo da nossa organização. Como um projeto de extensão da Universidade, esse acordo permite que os envolvidos troquem experiências com o ambiente urbano de Brasília.”

PROGRAMA – Além de promover estas trocas, o Programa OCA visa o fortalecimento da Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX) da UnB como espaço institucional de estímulo do pensamento crítico, da articulação e inovação no campo das artes e ciências humanas. A CAL é o braço institucional da Universidade que opera de maneira mais ativa nos assuntos relativos à residência.

De acordo com o diretor da CAL, Alex Calheiros, em 2017, mais de 110 pessoas se candidataram às seis vagas disponíveis. Ele avalia que o sucesso obtido na edição anterior deve tornar a procura ainda maior nesta convocatória. “Os participantes do outro edital estão divulgando e recomendando a participação a amigos. Esperamos que este projeto se torne uma tradição.”

O tema a ser desenvolvido pelos artistas neste ano é Experiência e cidade na América Latina. Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos. A seleção será realizada por uma comissão composta por integrantes da CAL e da OEI. Os critérios levam em conta o alinhamento da trajetória artística dos proponentes ao tema da convocatória. Para mais detalhes, acesse o site do Decanato de Extensão e faça o download do edital.

II Convocatória do Programa OCA – Residência Artística Internacional

Parceria: Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)

Mais informações no edital

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.