COMUNIDADE

Período se estende até 16 de fevereiro e atrai mais de nove mil alunos para os campi de Ceilândia, Darcy Ribeiro e Planaltina

RU no verão: restaurante é termômetro do aumento de alunos em circulação no campus Darcy Ribeiro. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Verão é sinônimo de férias, praia e descanso, mas, para alunos da Universidade de Brasília, a época também traz oportunidades de adiantar ou regular o fluxo de aulas. As atividades de verão marcam a volta de 9.193 estudantes ao ambiente universitário após o recesso de fim de ano. Até 16 de fevereiro, mais de 480 disciplinas são lecionadas nos campi de Ceilândia, Darcy Ribeiro e Planaltina, entre graduação e pós-graduação.

“Não é nenhum sacrifício dar aula no verão. Me sinto melhor do que se estivesse em casa", afirma a professora Rafiza Varão, da Faculdade de Comunicação (FAC). Estreante no período, a docente comemora o fato de poder se dedicar a uma disciplina que dificilmente ministraria durante o semestre regular.

Na disciplina Oficina de Texto, professora Rafiza Varão busca ministrar aulas mais dinâmicas para prender a atenção dos alunos. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Para Kaio Eduardo Vale, estudante do 3º semestre de Agronomia, as aulas de verão apresentam muitos pontos positivos. “O número de alunos é menor, fica mais fácil de prestar atenção no que está sendo ensinado”, cita. Para que todo o conteúdo seja apresentado em período mais curto, as atividades em sala tendem a ser mais aceleradas. "Mas dá para aprender e conseguir boas notas tranquilamente”, enfatiza o aluno.

MOVIMENTO
Nos corredores da Universidade, a dinâmica ainda é amena. Copiadoras e lanchonetes têm horários de funcionamento reduzido e algumas não abrem. Para Marcelene Alves, funcionária da lanchonete Café Dona Neide, no ICC Sul, a época é mais tranquila para trabalhar. “Se estivéssemos no período regular de aula, nem conversar com você eu conseguiria.”

Adaptações de funcionamento também atingem outros serviços dos campi. O Restaurante Universitário (RU) chega a servir cerca de 11 mil refeições diárias no alto fluxo e, no verão, o número reduz para 3 mil. “O movimento durante as aulas de verão é maior que no restante das férias, mas não se compara ao fervor que começa a partir de março”, afirma Patricia Werkema, nutricionista da Sanoli, empresa terceirizada responsável pelo RU.

Nas unidades do restaurante no campus de Ceilândia e na Fazenda Água Limpa, café da manhã e almoço são servidos, respectivamente, das 7h às 9h e das 11h às 14h. Nos campi Darcy Ribeiro e Planaltina, o atendimento é igual ao dos semestres regulares, com exceção do restaurante executivo, que não funciona. O RU do campus Gama volta a funcionar apenas no início do 1º/2018.

OUTROS SERVIÇOS – A Biblioteca Central (BCE) funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 23h45; nos sábados, domingos e feriados atende em regime de plantão, das 8h às 17h45. As bibliotecas setoriais realizam suas atividades normalmente.

O transporte intracampus do Darcy Ribeiro opera com intervalos maiores que o normal: cerca de uma hora. O deslocamento intercampi está suspenso. De acordo com informações do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), a circulação retorna no início do semestre letivo.

Atualização de cadastro com o DFTrans é imprescindível para alunos que possuam problema de acesso ao passe livre. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

PASSE LIVRE As aulas de verão começaram em 3 de janeiro. Nos primeiros dias, alguns estudantes enfrentaram dificuldades no uso do passe livre e tiveram de custear as passagens. De acordo com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da UnB, a situação foi normalizada e casos específicos continuam sendo administrados junto ao DFTrans.

“Realmente tive problemas na primeira semana, mas na segunda já estava tudo normalizado”, diz o estudante Victor César Borges, do 3º semestre de Audiovisual. A SAA reforça a importância de os estudantes manterem seus cadastros atualizados junto ao sistema de transporte urbano do Distrito Federal, com ênfase na vinculação institucional com a UnB.

PLANEJAMENTO Quem não conseguiu disciplinas de verão ou optou por férias mais longas, pode consultar o calendário do 1º/2018 e planejar as atividades do semestre regular. O início das aulas está marcado para 5 de março.

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.