EVENTO

Palestra desta quarta-feira (13) encerra atividades do Programa Pensamento Estratégico Nacional e Saúde (Pensa) no semestre

Nesta quarta-feira (13), o auditório da Fiocruz, no campus Darcy Ribeiro, recebe a quinta sessão do Programa Pensamento Estratégico Nacional e Saúde (Pensa), organizado pelo Núcleo de Estudos sobre o Futuro (n-Futuros) da UnB. Desta vez, o tema gira em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. O encontro, que será o último do semestre, tem início previsto para as 18h30.

O palestrante convidado é Carlos Henrique Fialho Mussi, diretor local da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). Na oportunidade, Mussi abordará a proposta da Comissão para alcançar o cumprimento dos ODS dentro do prazo estabelecido. “O nome do projeto é Horizonte 2030. Ele visa alcançar o desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe utilizando a estratégia proposta pelas Nações Unidas”, explica.

Segundo o professor Roberto Bittencourt, um dos idealizadores do Pensa, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se apresentam como uma grande oportunidade para reflexão estratégica dos novos rumos que o Brasil precisa seguir. “O projeto Pensa está fundamentado nas mesmas diretrizes recomendadas pelos ODS: desenvolvimentismo, saúde e equidade”, compara.

SOBRE O projeto se propõe a ser um espaço onde as comunidades externa e acadêmica se unem, em debates que proporcionem o desenvolvimento de ações futuras para superar a crise política e econômica no Brasil. É realizado em parceria com a Escola de Governo na área da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e com o Movimento 2022 - O Brasil que queremos. A participação nos debates é aberta e gratuita.

Saiba mais:

>> Os ODS também foram assunto para debates nos campi da UnB durante a XVII Semana Universitária
>> Seminário do Turismo realça interdisciplinaridade dos ODS

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.