REFLEXÃO

Público-alvo é formado por profissionais ligados aos órgãos de governo e da área de saúde. Não é necessário fazer inscrição

  

Acontece, nesta quarta-feira (23), o ciclo de debates do Programa Pensamento Estratégico Nacional e Saúde (Pensa). O encontro, que será no auditório interno do Bloco Educacional da Fiocruz, no campus Darcy Ribeiro, busca indicar caminhos para ações futuras após a superação da crise atual.

 

“Essa reflexão é importante no sentido de conquistarmos um país saudável e sem injustiças sociais”, avalia o professor emérito e coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (N-Futuros) da UnB, Isaac Roitman.

 

No evento, haverá duas palestras com espaço para perguntas do público. O embaixador Samuel Guimarães discutirá os fundamentos para pensarmos o Brasil depois da atual crise. Já o professor Roberto José Bittencourt irá trazer reflexões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto componente do Projeto de Desenvolvimento Nacional.

 

“A ideia é inaugurar uma conversa qualificada que preceda o aniversário de 30 anos do SUS e as eleições presidenciais, buscando formas de melhorar essa obra inacabada”, explica Bittencourt. Os dados que ele irá apresentar vêm da pesquisa de pós-doutorado e demonstram o direcionamento dos recursos públicos para o SUS e outras áreas e a projeção do que seria necessário para financiar o sistema.

 

“Pretendemos abrir espaços para temas que possam contribuir para o desenvolvimento do país, particularmente na dimensão da saúde”, explica Roitman. Para ele, o Brasil não tem tradição em elaborar projetos de longo prazo e é preciso pensar nas próximas décadas por meio de pensamentos e planos estratégicos.

 

O coordenador espera que o encontro, que é o primeiro de uma série de cinco palestras durante o segundo semestre, traga ideias para um desenvolvimento social e econômico cuja meta seja a equidade. “Creio que as ideias que surgirão serão mais legítimas com ampla participação da sociedade, particularmente dos jovens”, diz Roitman.

 

O Pensa é promovido pela escola de governo da Fundação Oswaldo Cruz, pelo Movimento 2022 – O Brasil que queremos e também pelo N-Futuros da UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.