PALESTRAS

Conferência sul-americana começa nesta quinta (29). Encontro abordará impactos da degradação causada pelo homem e efeitos do consumo sustentável

Com o tema Valores Humanos e Consumo Sustentável, a quinta edição da Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental (CSCA), promovida pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face) da Universidade de Brasília, será realizada nos dias 29 e 30 de junho, no auditório da Finatec.

Na contabilidade ambiental são registrados dados sobre ações de empresas com impacto no meio ambiente – como perfurações de solos e desmatamento de florestas, por exemplo. Depois, esses dados são utilizados para analisar os resultados da exploração ambiental, além das questões econômicas. O evento trará discussões, palestras e apresentações de trabalhos científicos que aprofundam o tema.

A professora do Departamento de Ciências Contábeis Fátima de Souza Freire, uma das organizadoras do encontro, explica que há empresas realizando o trabalho de contabilidade ambiental regularmente, mas seus relatórios são conhecidos apenas pelos órgãos fiscalizadores, sem que a sociedade tenha acesso. "Um dos objetivos da conferência é que o assunto se propague em âmbito nacional e que possamos dinamizá-lo, o que seria muito importante tanto para a academia quanto para a comunidade externa", afirma.

PROGRAMAÇÃO – Um dos palestrantes internacionais será o docente Ian Hume Thomson, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Professor de Contabilidade e Sustentabilidade, ele tem estudos relevantes sobre o uso de tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável. Além dele, estarão na conferência Jimmy Greer, membro da Association of Chartered Certified Accountants (ACCA), também do Reino Unido, Elisete Dahmer Pfitscher, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Vânia Borgerth, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O evento é aberto ao público e contará com a participação de estudantes, pesquisadores, professores e profissionais atuantes na área de contabilidade ambiental do Brasil. Confira a programação.