EVENTO

Comunidade pode participar de oficinas e palestras. Restaurante Universitário terá cardápio especial nos dias 24 e 25

Começou neste sábado (20) e vai até sexta-feira (26) a Semana da África na UnB. O evento, organizado por estudantes africanos do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), terá programação intensa nos dias 24 e 25 de maio, quarta e quinta-feira, além de palestra e desfiles na sexta-feira (26), na Faculdade de Ceilândia (FCE).

A iniciativa veio dos próprios estudantes. "Pretendemos fazer uma troca cultural que quebre o conceito negativo que as pessoas têm da África", esclarece a estudante de Arquitetura Ariana Rodrigues, uma das idealizadoras do evento. "Esperamos que as pessoas percebam que a África é um continente com países riquíssimos e cada um com sua beleza."

O Torneio das Nações, competição de futsal que abriu o evento, contou com a presença de 16 times. O time da Colina se sagrou campeão. “Foi legal jogar com os outros. Foi bom, todo mundo se integrou. Mesmo perdendo foi um jogo legal”, diz Aurel Adisso, beninense e estudante de Ciências Econômicas.

“O intuito do evento é a troca cultural e a integração de alunos africanos na UnB”, afirma Rogério Almeida, coordenador do PEC-G. “Às vezes, a comunidade não tem noção da importância dos alunos estrangeiros”, considera, ao ressaltar a necessidade das trocas culturais para a internacionalização e formação cultural.

“É normal as pessoas não diferenciarem as culturas africanas e rotularem todas como algo único. É preciso desconstruir isso”, opina.

Para promover essa conscientização, a programação cultural inclui a exibição do filme O Aluno, oficinas, diálogos e cardápio especial do Restaurante Universitário (RU). As refeições que serão servidas nos dias 24 e 25 foram pensadas coletivamente com os estudantes da graduação, embaixadas e até o cozinheiro de um restaurante africano.

“Os pratos preparados foram todos degustados com a equipe. Todos se envolveram e veem o processo de forma positiva”, diz a diretora do RU, Cristiane Costa. Os refeitórios terão ornamentação especial, feita pelos alunos africanos do PEC-G e alguns funcionários utilizarão trajes típicos. “A equipe toda está extremamente entusiasmada”, adianta Cristiane.

>> Confira a programação completa da Semana da África na UnB