EXTENSÃO

Oficina de reflexão é proposta pela professora Lucia Helena, professora do curso de Psicologia da UnB

O Espaço AION é um projeto de ação contínua que concede aos alunos um ambiente voltado para reflexão, prática e divulgação em Filosofia, Artes e Humanidades. Os grupos de extensão da Universidade de Brasília (UnB) pretendem focar em temas significantes para alunos, docentes e, de maneira ampla, para os brasileiros. O objetivo é estudar os assuntos, gerando debates a respeito das situações para propor soluções viáveis.

A professora Lucia Helena Pulino, coordenadora do projeto, leva os princípios do AION à Semana Universitária, propondo aos participantes uma oficina de reflexão em forma de rodas de conversa e debate. O tema da atividade foi “Escola sem (qual) partido?”, colocando em questão o projeto de lei Escola sem Partido.

Um material explicativo sobre os deveres do professor e os princípios do projeto de lei deram início às conversas, divididas a princípio em três grupos, que ao final da atividade foram reunidos para ampliar a discussão.

Os participantes compartilharam experiências acadêmicas pessoais e questionaram como o projeto de lei afetaria o futuro da educação e, consequentemente, do país. A atividade foi concluída com a produção de cartazes em grupo, feitos com colagens para expressar as elaborações pensadas por cada um deles.