OPINIÃO

João Ferreira é professor aposentado do Departamento de Teoria Literária e Literaturas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília e consultor do Instituto de Ensino Superior do Centro Oeste. Graduado e doutor em Filosofia, ambos pela Pontifício Ateneu Antonianum (Roma, Itália) e pós-doutor em Linguística, Letras e Artes pela Universidade do Porto (Portugal). Foi redator do Ministério da Educação. Atua na área de Letras, nos tema Outras Literaturas Vernáculas, Teoria Literária, Literatura Brasileira, Língua Portuguesa, Filosofia.

João Ferreira

Aniversário

Mais um aniversário - o quinquagésimo quinto - da Universidade de Brasília, a celebrar hoje, dia 21 de abril de 2017. Mais um aniversário da "casa da consciência crítica" como a sonhou Darcy Ribeiro na fundação: "Nós que lutamos para ver surgir a Universidade de Brasília tal como foi concebida e afinal consagrada na lei, sempre  a pensamos a Casa da consciência crítica, em que o Brasil se explicaria e encontraria saída para seus descaminhos" (Cf. Universidade para quê?).

A catarse e as palavras do Fundador

As palavras de Darcy soam como palavras de um fundador reportando-nos à natureza da instituição e às suas metas. O teor das palavras chega às gerações posteriores como discurso mítico, com toda a carga de segredo e de mistério que contêm.

A encruzilhada do país

Nesta data de aniversário, a coincidência da realidade nacional com a receita catártica do fundador acode espontaneamente à mente. A Universidade é convidada a ser consciência crítica do Brasil e a compreender e a explicar para os brasileiros como enfrentar esta encruzilhada histórica e política que o cidadão vive. Em virtude disso,  o papel da universidade como "casa da consciência crítica" não pode em nenhum momento ser esquecido. Não há como reduzir esta consciência crítica a um simples debate formal e dialético entre cientistas políticos ou a uma simples análise de indicadores políticos e sociais. Fundamentalmente, a universidade é mobilizada para analisar e tomar consciência crítica dos problemas congeminando intervenções oportunas que proporcionem nova vida, desenvolvimento e humanização ao povo brasileiro.

Encontrar uma saída para os descaminhos

Frente à crise social e econômica derivada dos desmandos de políticos e governantes que traíram os compromissos de fidelidade com o povo, a Universidade Brasileira que na crise também se omitiu, tem como missão essencial encontrar uma saída para os "descaminhos".  Palavras do Fundador.

Mobilização da Inteligência e da atitude universitária na reconstrução do Pós-Este Brasil

Juntamente com o povo brasileiro, a Universidade estaria convocada para trabalhar no Pós-Este-Brasil que a crise política, social e econômica dos últimos tempos verbalizou como um fim de mundo. Para a atual estratificação política nacional, é difícil encontrar melhor teoria ou melhor programa para inserir a Universidade de Brasília que neste 21 de abril de 2017 comemora seus 55 anos de existência. Convidar os universitários a conhecerem os programas e as palavras definidoras da Origem é buscar o alento e a vida que garantirão a vitalidade da instituição.

Palavras-chave