OPINIÃO

Instituto de Ciências Sociais (ICS)

Tendo em vista o recente corte de 20% em bolsas de iniciação científica de programas do CNPq e os possíveis cortes anunciados extra-oficialmente de Bolsas de Produtividade, o Instituto de Ciências Sociais (ICS) vem manifestar a sua mais profunda apreensão com a inequívoca indicação de redução de recursos federais para ciência, tecnologia e inovação. O investimento histórico feito em bolsas e apoio à pesquisa tem tido papel fundamental no desenvolvimento e ampliação com qualidade das atividades de pesquisa no país, e qualquer interrupção ou redução nestes recursos constitui séria ameaça às conquistas que tivemos nos últimos anos. No atual contexto de crise e redução do fomento à pesquisa, a manutenção e possível ampliação de bolsas e auxílios a projetos de pesquisa são essenciais para a continuidade dos projetos e processos de formação de recursos humanos em andamento.