CICLO DE DEBATES

Professores Givânia Silva e Pablo Tiaraju analisam impactos da pandemia nessa área. Evento será transmitido no canal da UnBTV no YouTube

Acontece nesta quinta-feira (22), às 17h, o sexto webinário do ciclo de debates O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência. O ciclo é organizado pelo Gabinete da Reitoria (GRE), em parceria com a Editora UnB (EDU). O tema dessa vez é Arte, Cultura e Solidariedade para (re)Existir, desde sempre.

Os debatedores serão a professora da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e pesquisadora quilombola Givânia Silva e o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Pablo Tiaraju. Nelson Inocêncio, professor do Instituto de Artes (IdA) da UnB, faz a mediação. A participação é livre e gratuita. O evento será transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube.

Cofundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (Conaq), Givânia Silva participa de debate promovido pela UnB sobre cultura. Foto: Divulgação

PARTICIPANTES – Givânia Silva é professora na Faculdade UnB Planaltina (FUP), cofundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (Conaq) e membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ceam) e do Grupo de Estudos e Práticas Dialógicas no Contexto de Povos e Comunidades Tradicionais (Cauim/MESPT), ambos da UnB.

Doutor em sociologia da cultura pela Universidade de São Paulo (USP), Pablo Tiaraju é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordena o Centro de Estudos Periféricos (CEP). É músico com dois discos gravados e organizador de batucadas populares junto a diversos movimentos sociais.

Suas trajetórias se encontram neste evento justamente para a construção de uma reflexão em torno do futuro que se avizinha no contexto dos grupos culturais contra-hegemônicos. Instigados por entender como o distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19 afeta as práticas artísticas do campo e das periferias urbanas, os convidados se debruçarão sobre possíveis alternativas, soluções e perspectivas, sobretudo diante da falta de apoio vindo do Estado.

CICLO – Este é o sexto webinário promovido pelo ciclo de debates on-line O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência, que tem o objetivo de estimular diálogos aprofundados sobre as consequências do avanço da covid-19 em nível global e sobre as perspectivas para o futuro pós-pandemia. Pesquisadores e pensadores de diferentes instituições participam da série de discussões, que também foca a interlocução entre as várias áreas do conhecimento.

Professor Pablo Tiajaru é convidado no sexto webinário do ciclo de debates da UnB sobre o mundo depois da covid-19. Foto: Divulgação

Para complementar os debates virtuais, publicações trarão à tona os temas em voga, de forma mais abrangente. Os palestrantes de cada edição são convidados a enviar um resumo expandido sobre os assuntos abordados durante a atividade para disponibilização no Portal de Conferências da Biblioteca Central (BCE). Posteriormente, os textos serão ampliados e compilados em um ebook com acesso aberto, que será publicado com o selo UnB Livre – resultado de uma parceria entre a Editora UnB e a BCE.

Toda a comunidade está convidada a participar, clicando no link do canal da UnBTV no YouTube no dia e na hora marcados para o webinário.

SERVIÇO – Sexto webinário: Arte, Cultura e Solidariedade para (re)Existir, desde sempre, 22 de outubro, às 17h
Participantes: Givânia Silva – Conaq e Pablo Tiaraju – Unifesp
Mediação: Nelson Inocêncio – Instituto de Artes da UnB
Canal da UnBTV no YouTube: www.youtube.com/unbtv