NOVIDADE

SIGAA chega em breve para a comunidade universitária. Autocadastro já pode ser feito por docentes; o dos estudantes será liberado no lançamento do sistema

Autocadastro deve ser realizado pelo site do SIGAA. Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

Imagine ter, bem na palma da mão, tudo o que você precisa para resolver sua vida acadêmica. Consultas a dados, interatividade, emissão de documentos, lançamento e consulta de notas: tudo a poucos cliques de distância e em um só lugar. É isso que o novo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) propõe.

A ser disponibilizado em breve ao público universitário, o SIGAA deve tornar mais ágeis processos cotidianos para docentes e discentes. "O impacto deverá ser muito positivo, uma vez que ele congrega o acesso a muitas das ferramentas utilizadas no dia a dia da universidade", afirma o decano de Ensino de Graduação (DEG), Sérgio de Freitas. Hoje, é necessário acessar plataformas diversas com lógicas próprias para executar ações que logo estarão disponíveis de modo unificado no SIGAA.

O sistema irá integrar os processos acadêmicos da universidade de Brasília (UnB) trazendo flexibilidade e transparência nos processos. "Tudo isso em uma visão integrada, que deve facilitar a vida do público acadêmico que pode ser acessado fora da rede da universidade, em modo remoto", explica Consuelo Galo, diretora de Serviço de Sistemas do Centro de Informática (CPD) da UnB.

>> Prestes a ser lançado, SIGAA é testado por futuros usuários

Para o professor, uma das ferramentas de destaque é o contato rápido com o aluno. Se não houver aula em algum dia, por exemplo, o docente pode, por meio do sistema, encaminhar mensagem para todos os alunos matriculados na disciplina em questão. O docente também pode agendar avaliações que, quando inseridas no SIGAA, aparecerão automaticamente no portal do aluno.

Com a nova ferramenta, os alunos poderão consultar um histórico escolar mais completo, com algumas informações que hoje só são acessadas nas secretarias dos cursos, por meio do Formulário de Pendências (FORPEN). Também terão acesso automático às disciplinas equivalentes, sem a necessidade de buscar os pré-requisitos em uma matéria que desejam cursar ou recorrer à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), como era feito até então.

SAA, CPD e DEG realizam treinamentos para uso do novo sistema, desde 2019. As ações de formação seguem, agora, em modo remoto. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Já para os coordenadores, uma das facilidades é a inclusão de mais de um docente em determinada turma, mostrando ao estudante o dia em que cada um estará em sala de aula e dividindo a carga horária de maneira automática.

Incialmente, o sistema vai englobar diversas funcionalidades para a graduação, como a criação, definição e o gerenciamento da estrutura do curso, além da possibilidade de acompanhamento da vida acadêmica do estudante. O sistema conta também com diversos portais, como os do docente, do discente, do familiar, da coordenação de graduação e da Reitoria.

COMO ACESSAR – "O essencial, neste momento, é realizar o autocadastro", orienta Consuelo Galo. O autocadastro é feito por meio do site do SIGAA. Há, logo abaixo da opção de entrar no sistema, espaços específicos para registro de cada público. Mas atenção: algumas dicas facilitam o cadastro. Para os docentes, vale a pena conferir a unidade de lotação na ficha do Sistema Integrado de Admnistração de Pessoal (Siape) ou pesquisar por palavras-chave. Com a inserção de "matemática", por exemplo, o sistema irá mostrar todas as opções constantes com a palavra. O nome da unidade em que o docente está lotado deve ser igual ao preenchido.

Já os estudantes devem ficar atentos: o campo nome social deve ser preenchido pelo nome social, por quem optou por usá-lo ou pelo nome de registro, no caso de não haver adoção do nome social.

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

>> Office 365 gratuito chega para facilitar a vida de quem faz atividade em modo remoto

>> Tire dúvidas sobre acesso ao Office 365

>> UnB libera acesso ao Office 365 para docentes