COOPERAÇÃO

Universidade desenvolverá instrumentos de avaliação psicológica específicos para a corporação. Parceria tem vigência de dois anos

 

A Universidade de Brasília e o Exército Brasileiro firmaram acordo que prevê a construção de instrumentos de avaliação psicológica específicos para a corporação. A formalização do projeto aconteceu, nesta quarta-feira (4), com assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED) pela reitora Márcia Abrahão e pelo diretor de Educação Técnica Militar do Exército, general de brigada Vinícius Ferreira Martinelli. A demanda será executada pelo Instituto de Psicologia (IP). 

Reitora Márcia Abrahão e diretor de Educação Técnica Militar do Exército, general de brigada Vinícius Ferreira Martinelli, assinaram TED que firma a parceria. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

“Com esse convênio vamos fortalecer a dimensão humana da corporação. Os instrumentos serão importantes para alocar o militar no local mais indicado de acordo com seu objetivo e capacidades”, avaliou o general Martinelli sobre a parceria, que vigerá por 24 meses. “Estamos aproximando o Exército Brasileiro da comunidade acadêmica. Não podemos estar fechados dentro de nossa estrutura”, acrescentou.

 

Márcia Abrahão agradeceu ao Exército por escolher a UnB para a parceria. "Já temos outros projetos com a corporação, como uma turma de mestrado profissional. Essa é uma oportunidade para que as instituições se conheçam mais. Também nos possibilita tornar mais conhecida pela comunidade externa parte da ciência aplicada que desenvolvemos aqui.”

 

Comandante do Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx), o coronel Adersonylton Sales Coutinho contou que houve busca em âmbito nacional por instituição que fosse referência na área. “Nas análises documentais nos deparamos com o Instituto de Psicologia da UnB e com seu Laboratório de Avaliação e Instrumentação Psicológica (LabPAM). Estamos felizes em concretizar esta parceria”, destaca o coronel. 

 

Segundo Coutinho, os instrumentos a serem desenvolvidos pela UnB contribuirão para “valorizar a dimensão humana da corporação, aplicando a psicologia para otimizar a gestão por competência dos recursos humanos do Exército”. Outra finalidade é “investir em saúde mental de modo a evitar o adoecimento”. 

Coordenadora do projeto na UnB, professora Cristiane Faiad destacou caráter essencial do trabalho para que haja melhorias no Exército. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Docente do IP e coordenadora do projeto, Cristiane Faiad falou sobre o empenho das instituições para firmar a parceria. “Foram quase dois anos de tratativas prévias que estão se materializando hoje. Fizemos amplo estudo junto ao Exército para elaborar propostas de instrumentos que atendam à corporação. Agora começaremos o trabalho de construção desses instrumentos.”

 

O projeto envolverá estudantes em projetos de iniciação científica e de mestrado. “Vamos formar alunos da UnB por meio dessa experiência. Isso para nós é algo central”, comenta Faiad. Ela acrescenta que “estudos e evidências de validade dos instrumentos a serem construídos mostram que eles serão fundamentais para melhorias dos processos no Exército”.

 

Em março, os representantes da corporação estiveram na UnB articulando a proposta inicial do acordo que se concretiza neste mês. O documento será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.