EDIÇÃO Nº 23

Publicação de jornalismo científico e cultural da UnB traz série de reportagens com dados, desafios e impactos das instituições de ensino superior

Vigésima terceira edição da revista Darcy apresenta as perspectivas e o diálogo constante que as instituições de ensino superior mantêm com a sociedade. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Segundo relatório da Clarivate Analytics para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as universidades públicas são responsáveis por mais de 90% da produção científica do país. E 60% desse total se deve a apenas 15 instituições (federais e estaduais), incluindo a Universidade de Brasília (UnB), aponta pesquisa da Research in Brazil, publicada em setembro.

 

São dados que demonstram que o Brasil depende quase exclusivamente das universidades públicas para se desenvolver e produzir ciência. Porém, assistimos atualmente a uma série de questionamentos sobre o papel dessas instituições, além de reduções orçamentárias por parte do governo federal.

 

É, portanto, um momento importante para mostrar à sociedade o papel da universidade. Esta é a proposta do dossiê da edição número 23 da revista Darcy. São reportagens que reúnem dados, mostram os desafios, as perspectivas, os impactos sociais e econômicos e o diálogo constante que as instituições de ensino superior mantêm com a sociedade, por meio de serviços prestados, projetos e pesquisas. São ações que beneficiam milhões de brasileiros de norte a sul do país.  

 

Editora-chefe da revista Darcy, professora e jornalista, Thaïs de Mendonça Jorge lembra que as universidades fazem parte dos direitos constitucionais de cada cidadão, traduzidos em retorno social. "O investimento feito pelo governo na formação de recursos humanos em nível universitário retorna sempre à sociedade. Os estudantes formados vão para o mercado, melhoram a vida da população, se engajam em pesquisas; os laboratórios produzem inovação; das salas de aula nascem soluções criativas para as questões nacionais e mundiais. Este ciclo contínuo é o que justifica e valoriza um país e é o que procuramos mostrar na edição 23 da revista Darcy”, explica. 

 

RAIO X  A primeira reportagem do dossiê, Universidades: o que são e para que servem?, faz uma verdadeira radiografia das instituições de ensino superior. Dados são confrontados por diversos especialistas da área, que mostram os muitos desafios futuros, incluindo o perigo que seria para o Brasil parar de produzir conhecimento.

 

A revista traz ainda a reportagem Vidas transformadas sobre como uma universidade pode modificar, de diferentes formas, a vida de estudantes, familiares e da sociedade em geral. Para além dos muros da escola mostra a força que programas como o Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica têm no ensino básico do Distrito Federal (DF), ao valorizar e formar professores para atuar nas escolas.

 

Vale lembrar que, este ano, a revista Darcy iniciou projeto em parceria com escolas públicas do DF. A revista está sendo utilizada por professores do ensino médio como instrumento de consulta e aprendizado em sala de aula. O projeto piloto aconteceu no Centro Educacional 104 do Recanto das Emas, e a ideia é expandir para mais escolas. 

 

"Entre os objetivos da revista Darcy, vale destacar o seu alcance junto aos jovens. O intuito é contribuir para despertar o interesse das novas gerações pela ciência, e para que conheçam, valorizem e defendam a universidade pública", explicou o secretário de Comunicação da UnB, Paulo Alziro Schnor. 

 

Em um dossiê com foco na educação, não poderia faltar reportagem sobre a valiosa contribuição dos pioneiros e intelectuais Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, que compartilharam, durante toda a vida, o mesmo propósito: o compromisso com uma educação de qualidade para todos os brasileiros.  

 

O espinhoso tema do financiamento da educação foi abordado na entrevista desta edição, Sistema complexo, que ouviu o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Nelson Cardoso Amaral, um dos maiores especialista no assunto.

 

CENTENÁRIO – A Darcy nº 23 traz ainda o perfil de Milton Thiago de Mello, professor aposentado da UnB, que completou 103 anos de idade. Homem primata conta a trajetória do docente, que foi um dos pioneiros na produção de penicilina e nos estudos de Primatologia no Brasil e que continua na ativa.

 

O Programa de Extensão de Comunicação Comunitária (ComCom) da Faculdade de Comunicação (FAC) mereceu a reportagem Nas ondas da cidadania. O texto mostra como o programa vem mudando realidades em várias regiões administrativas de Brasília, a exemplo de projetos desenvolvidos em Planaltina e na Fercal, ao longo de seus 18 anos de atividades.

 

E que tal conferir o que se passa em um dia inteirinho na UnB? O ensaio visual UnB 24 horas reúne, em uma linha do tempo, fotografias do cotidiano da Universidade, desde o alvorecer até a madrugada. Mostra que a UnB não para e respira educação, arte, cultura e esporte nos três turnos.

 

Fechando esta edição, um texto divertido e esclarecedor sobre o internetês, a boa e velha língua portuguesa em mais uma de suas facetas.

 

Esta nova edição da revista Darcy tem a proposta de traduzir a experiência transformadora que é o contato com uma universidade, um patrimônio que é de todos.

 

Boa leitura.

 

Clique no banner e acesse o site da revista Darcy. Arte: Francisco George/Secom UnB
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