ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselheiros aprovaram nota que reforça a existência de riscos à autonomia universitária no projeto apresentado pelo governo para as instituições federais de ensino superior

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou, por unanimidade, uma nota que reitera a posição da instituição contrária ao programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação em julho. Em reunião na última sexta-feira (13), o colegiado aprovou ainda uma nota que alerta para os riscos dos cortes em bolsas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – também por unanimidade.

"Os conselheiros já haviam debatido amplamente o Future-se, com base em relatório feito por um grupo de trabalho que nomeamos para fazer uma análise técnica da proposta", contextualizou a reitora Márcia Abrahão. "Agora, com essa nota, o Consuni reforça o posicionamento contrário ao projeto, por entender que ele traz graves ameaças à autonomia universitária, entre outros riscos", disse.

>> Leia a íntegra da nota do Consuni sobre o Future-se

Decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira criticou falta de apoio a programas estratégicos para o país. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Os recentes cortes em bolsas de pós-graduação também foram discutidos pelo colegiado máximo da UnB. Os cortes na Capes retiraram 321 bolsas da Universidade até o momento, somando as bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na avaliação dos conselheiros, ainda que haja a reversão da medida para programas com notas 5, 6 e 7, o prejuízo ainda é grande – apenas 59 das 321 bolsas seriam recuperadas.

"O governo está deixando de apoiar programas com notas 3 e 4, muitos dos quais estratégicos para o país e ainda em fase de formação e consolidação", frisou a decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira Silva. Na nota aprovada pelo Consuni, há o apelo ao governo e ao Congresso para que repensem a política para o setor.

>> Leia a íntegra da nota do Consuni sobre os cortes nas bolsas de pós-graduação

CENTROS – Outro tema discutido pelo Consuni foi o status dos centros da Universidade. Estava na pauta a aprovação do regimento interno do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais (CPAB) da UnB, mas as questões surgidas durante o debate da normativa suscitaram o estabelecimento de uma busca por mais informações a respeito de todos os centros vinculados à Reitoria. "A pedido dos conselheiros, vamos solicitar aos gestores a prestação de contas das atividades que vêm realizando", comentou a reitora.

Os conselheiros aprovaram, ainda, a concessão de título de Mérito Universitário à servidora técnica Vera Regina Ferreira Telles Simões, que atuou como secretária no gabinete do ex-reitor Ivan Camargo. O reconhecimento foi proposto pela Faculdade de Tecnologia (FT).

"É fato que o Mérito Universitário normalmente é entregue a servidores em final de carreira, mas como afirma o professor Ivan Camargo, o trabalho e desempenho de Vera mostram que não é necessário esperar uma vida de empenho para reconhecer o papel fundamental dos servidores para a Universidade", escreveu a diretora do Instituto de Artes, Fátima Aparecida dos Santos, responsável pelo parecer.