CARREIRA

Ambientação começou nesta terça (23), com 80 dos 149 nomeados após aprovação em concursos para técnicos e docentes em 2018

Cerca de 80 novos servidores concursados começaram nesta terça (23) o curso de ambientação à Universidade de Brasília. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Um espaço público repleto de desafios e de oportunidades. Assim a Universidade de Brasília foi apresentada a dezenas de novos profissionais que acabam de ingressar no quadro de servidores da instituição. Nomeados e empossados há poucos dias, todos já estão em efetivo exercício, participando de atividades de ambientação que começaram nesta terça-feira (23).

>> Confira a programação completa da ambientação

Camila Pinheiro é um desses jovens colaboradores. Aos 24 anos, é formada em Filosofia pela própria UnB e foi aprovada em concurso realizado no segundo semestre de 2018. Camila não era concurseira, mas se interessou pela oportunidade de se engajar na melhoria dos processos administrativos e educacionais da Universidade.

“É fantástico poder retornar à própria instituição o que ela me proporcionou”, diz a técnica em assuntos educacionais. Satisfeita com a rapidez na nomeação, ela está cheia de expectativas. “Essa ambientação é uma iniciativa totalmente necessária, muito importante para sentirmos acolhimento, pertencimento e motivação. Atuar na Universidade de Brasília é poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos que a cercam."

A agilidade no processo de nomeação dos servidores e os preparativos para o período de ambientação também foram elogiados pela reitora Márcia Abrahão, que parabenizou o trabalho do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) e suas diretorias. “Graças a um mutirão, conseguimos nomear vocês dois dias antes de uma portaria do governo federal que deve dificultar esse tipo de processo depois do mês de junho”, detalhou aos presentes.

“A recepção que tive desde a nomeação foi fundamental para que eu viesse aqui hoje de muito bom humor”, disse a técnica em assuntos educacionais Camila Pinheiro. Foto: Secom UnB

A reitora valorizou o quadro de pessoal da Universidade. “Como geóloga, posso dizer que vocês são os diamantes da UnB. Acreditamos muito na nossa força de trabalho.”

Ao lado dela, participaram da mesa de abertura o decano do DGP, Carlos Mota, o vice-reitor Enrique Huelva e o diretor de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (Dcade/DGP), Rômulo Santos. Todos deram as boas-vindas, parabenizaram os aprovados e destacaram o merecimento de cada um.

Em sua fala, o vice-reitor lembrou a responsabilidade dos servidores na construção do bem público. “O reconhecimento de algo que é maior do que a individualidade, que visa o bem comum, talvez tenha sido uma das maiores conquistas intelectuais da humanidade”, introduziu.

“Como servidores públicos, em uma universidade pública, estamos mais envolvidos do que a maioria na construção do bem comum, de uma sociedade mais justa. Aqui são formados médicos, engenheiros, geólogos e outras peças fundamentais para o desenvolvimento do país”, disse.

Os decanos de Assuntos Comunitários (DAC) e de Ensino de Graduação (DEG), Ileno Izídio e Sérgio de Freitas, apresentaram a estrutura de suas unidades e deixaram as portas abertas a demandas dos novos técnicos e docentes. Ileno pautou sua fala nos cuidados com a saúde mental e Sérgio reforçou o interesse da Universidade no desenvolvimento dos servidores, por meio de cursos de capacitação e de pós-graduação.

A programação da manhã também reservou momentos para um coffee break no Salão de Atos e apresentações da decana de Extensão, Olgamir Amancia, e da representante do Decanato de Pós-Graduação (DPG) Antonádia Borges. À tarde, o assunto é ética no serviço público, com aula no prédio da Finatec.

AMOR À CAMISA – “Se nos dedicarmos ao trabalho com amor, as normas que regem nossa atuação serão apenas auxiliares”, declarou o decano do DGP, Carlos Mota, ao mencionar aos servidores as legislações a que se submetem. A dedicação à UnB também esteve presente no discurso da reitora Márcia Abrahão.

Decano do DGP, Carlos Mota, reitora Márcia Abrahão, vice-reitor Enrique Huelva e diretor da Dcade/DGP, Rômulo Santos, abriram a recepção. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

“Vocês chegam em um momento de desafios para a universidade pública, e isso requer um compromisso e uma coesão de todos em torno da instituição. Meu desejo é que todos vocês fiquem aqui por 30, 40 anos, e que sejam muito felizes!”

Ao relatar seu orgulho em pertencer à Universidade desde os tempos de graduação, a reitora perguntou a um lotado auditório da Reitoria quantos dos recém-chegados estudaram na UnB. Mais de um terço dos presentes levantou a mão. “Quem não estudou também vai passar a entender o que é a paixão por essa instituição e a vontade de atuar em sua defesa”, completou.

Agora assistente administrativa da FUB, Rosana Quirino cursou graduação e pós na Universidade. Após anos de empenho, prestando diversos concursos, sente-se recompensada com a oportunidade de atuar novamente na UnB. “Fiz a prova em dezembro, e por causa da mudança de governo achei que não seria chamada agora, mas aconteceu e estou bem feliz.”

A segunda turma de nomeados será recebida na próxima terça-feira (30).