ÓRGÃOS COLEGIADOS

Documento traz um panorama dos resultados da instituição em áreas administrativas e acadêmicas

O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília aprovou, na primeira reunião de 2019, nesta quinta-feira (21), o Relatório de Gestão 2018, que traz uma prestação de contas a órgãos de controle interno e externo da instituição. O documento também apresenta um panorama acerca dos resultados da Universidade em diversas áreas, com números relativos à graduação, à pós, à pesquisa e à extensão.

Decana Denise Imbroisi (DPO) apresentou Relatório de Gestão 2018 durante a 386ª reunião do CAD. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Este relatório é resultado do trabalho árduo da equipe do DPO e comunica, de forma transparente, sobre toda geração de valor da UnB à sociedade”, disse a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi. A título de exemplo: em 2018, a Universidade diplomou 6.764 estudantes, contabilizou 4.909 pesquisadores em grupos de pesquisa e deu andamento a 448 programas e projetos de extensão.

“Houve também medidas administrativas e de gestão que melhoraram o andamento de nossas atividades-fim”, frisou a decana. Para ilustrar, ela citou a criação da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro), que deu mais agilidade à tramitação de projetos na instituição, e o acordo com o Ministério Público do Trabalho para a criação de um programa de extensão voltado a populações vulneráveis, em alternativa à aplicação de uma multa à instituição.

TRANSPARÊNCIA – A professora Denise destacou, ainda, que a Universidade se empenhou em esclarecer, no relatório, ações e medidas de gestão orçamentária e financeira. “Na parte de contratações, por exemplo, justificamos a forma pela qual a Universidade está fazendo isso, para mostrar o cumprimento de determinações legais”, disse. O relatório foi apreciado pelo diretor da Faculdade de Medicina, Gustavo Romero.

“O documento revela que, apesar da restrição orçamentária e financeira, a UnB tem mantido ou incrementado a produção qualitativa e quantitativa no âmbito da graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação e extensão”, escreveu ele no parecer. O relatório ainda passará por ajustes e será disponibilizado no site do DPO.

Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram a Política de Gestão de Riscos da UnB, outra exigência de órgãos de controle. Na apreciação, por sugestão da reitora Márcia Abrahão, foram incluídos dois técnicos administrativos no comitê gestor da política, que conta, ainda, com membros dos decanatos de Administração (DAF), de Gestão de Pessoas (DGP) e do DPO – além da própria reitora.

PONTO ELETRÔNICO – Nos informes, o representante dos técnicos Frederico Mourão perguntou sobre a regulamentação do ponto eletrônico, ferramenta que já está em fase de testes em algumas unidades acadêmicas e administrativas. “Ao mesmo tempo em que passamos a fazer o registro, surgiram diversas dúvidas e questões controversas”, afirmou.

A reitora lembrou que a adoção do ponto é uma exigência de órgãos de controle e está estabelecida em uma resolução do CAD. “Fizemos uma apresentação pública sobre o assunto, e a discussão sobre a regulamentação está sendo feita no âmbito da Câmara de Gestão de Pessoas, ouvindo toda comunidade”, disse.

Atualmente, o tema é objeto de uma consulta pública. Na próxima terça-feira (26), acontece a última reunião entre técnicos da UnB e equipe do DGP, para esclarecer dúvidas antes da implementação, prevista para 1º de abril.