GESTÃO

Contratos de seis obras foram assinados nesta semana. Reforma de galpão do Hospital Veterinário também está contemplada

 

Assinatura dos contratos aconteceu no Salão de Atos do Prédio da Reitoria. Foto: Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Assinatura dos contratos aconteceu no Salão de Atos do Prédio da Reitoria. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Sustentabilidade ambiental, econômica e social. É nessa direção que a Universidade de Brasília avança com as usinas solares fotovoltaicas que serão instaladas em seus quatro campi. A melhoria foi anunciada pela administração superior nesta quinta-feira (13), durante reunião com assinatura de seis contratos para realização de obras na instituição.

 

O primeiro contrato refere-se à instalação da usina solar fotovoltaica no campus de Planaltina (FUP). A previsão para execução da obra é de quatro meses. Por isso, a expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2019 o empreendimento esteja em pleno funcionamento. Para os outros três campi (FCE, FGA e Darcy Ribeiro), a licitação está em fase de finalização e o contrato deve ser assinado nos próximos dias.

 

“As usinas terão capacidade suficiente para suprir o consumo dos próprios prédios nos quais serão instaladas”, informa o docente Alex Reis, que integra a equipe de especialistas da Faculdade de Engenharia da UnB Gama, responsável pelo projeto elétrico das usinas. O projeto engloba a parte arquitetônica e estrutural e foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Infra) da UnB.

 

O engenheiro explica que o tempo de retorno desse investimento, para que seus custos de aquisição sejam compensados pelo ganho na geração de energia, é de quatro a cinco anos, em média. “Essas usinas têm uma vida útil longa. Por isso, logo após recuperar o investimento, só há ganhos para a instituição”, garante. O assessor de sustentabilidade ambiental da UnB, Pedro Zuchi, reforça que as usinas fotovoltaicas “são um passo importante para a eficiência energética e sustentabilidade ambiental da Universidade”.

 

INCLUSÃO – O segundo acordo celebrado é para construção de novo banheiro com acessibilidade na ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC), no campus Darcy Ribeiro, entre os anfiteatros 15 e 16. A previsão é que a obra seja executada em 60 dias. O banheiro poderá ser usado pelo público em geral e por pessoas com deficiência.

 

“Essa obra trará um enorme ganho para nossa comunidade, especialmente por contemplar os requisitos de acessibilidade, e porque não há banheiro no lado B do térreo da ala norte do ICC. É uma conquista que temos pleiteado há muito tempo”, comemora a coordenadora do Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE/DAC) da UnB, Thaís Imperatori.

 

HVETÃO – A terceira obra refere-se à reforma do Galpão 3 do Hospital-Escola para Animais de Grande Porte, do Hospital Veterinário (HVet), localizado na Granja do Torto. Com a reestruturação, o espaço ganhará novas salas de aula, auditório e almoxarifado. O espaço tem mais de mil metros quadrados e foi cedido para uso da Universidade em agosto, fruto de parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) do Governo de Brasília.

 

"Nosso hospital presta atendimento diuturno e tem se destacado no cenário nacional, do ponto de vista do ensino, pesquisa e extensão. Essa obra amplia nossa capacidade de ensino, em especial com as novas salas de aulas, auditório e espaço adequado para estoque de material", destaca o docente Antônio Neto, diretor do HVet.

 

SEGURANÇA – Outras três obras foram contratadas para o campus Darcy Ribeiro. Duas delas referem-se a recuperação da cobertura de edifícios, sendo uma no Centro de Informática (CPD) e outra no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). O CPD também será contemplado com a construção de um abrigo para reservatório de óleo diesel, destinado ao gerador de energia.

 

“Atividades acadêmicas e sistemas administrativos, como SEI, e-mail institucional e internet, dependem do gerador para ter seu funcionamento assegurado quando há interrupção no fornecimento de energia elétrica”, justifica o diretor do CPD, professor Jacir Bordim. Segundo ele, hoje não há acesso adequado para reabastecimento do tanque do gerador, fator que será corrigido com a obra contratada.

Gestores da UnB e prestadores dos serviços dialogaram sobre a relevância social das obras. Na imagem, Helena Zanella (Infra), reitora Márcia Abrahão e Marcelino Porto (CMP Construtora). Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

PERSPECTIVAS – A assinatura dos documentos aconteceu em reunião com representantes das empresas contratadas, no Salão de Atos do prédio da Reitoria. "Cada uma dessas obras contribui para melhorar a formação de graduandos, mestres e doutores”, disse a reitora Márcia Abrahão, ao pedir que as execuções ocorram com a máxima excelência e dentro dos prazos acordados.

 

A reitora comemorou os avanços na sustentabilidade ambiental da Universidade, que neste ano lançou seu Plano de Logística Sustentável (PLS). "A instalação das usinas solares fotovoltaicas é o primeiro de outros projetos de eficiência energética que iremos implantar na área de energia renovável", garantiu. Márcia Abrahão destacou também a importância do banheiro acessível no ICC Norte. “É uma dívida que a Universidade tinha com sua comunidade e que está sendo sanada.”

 

Segundo a secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella, as obras serão fiscalizadas pela instituição e as ordens de serviços logo serão emitidas para que o trabalho seja iniciado. "Algumas obras são aparentemente simples, mas o resultado é da maior importância para a Universidade, porque culmina nas condições adequadas para a instituição cumprir sua missão na difusão do conhecimento e do desenvolvimento humano”, reforçou a gestora.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.