INTERNACIONAL

Em visita à UnB, comitiva liderada pelo vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Cai Dafeng, apresentou interesse em fortalecer acordos acadêmicos com o Brasil

Guiados por membros da administração superior da UnB, chineses conheceram o ICC, a BCE e o Instituto Confúcio, além da Reitoria. Foto: André Gomes/Secom UnB

Acompanhado de delegação de parlamentares chineses, o vice-presidente do comitê permanente da assembleia popular nacional da China, Cai Dafeng, esteve na Universidade de Brasília nesta terça-feira (17) e sinalizou a intenção de promover maior aproximação entre o país asiático e a instituição. A visita de cortesia foi parte da agenda da comitiva no Brasil nesta semana. A convite do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o grupo veio ao país para tratar de relações bilaterais e parcerias estratégicas.

Na UnB, Cai Dafeng e sua comitiva foram recepcionados pela reitora Márcia Abrahão, pelo vice-reitor Enrique Huelva e pelo diretor de Assuntos Internacionais (INT), Virgílio Almeida. “Sabemos que a UnB é uma universidade muito grande e com relevante influência no Brasil. Ela exerce um papel importante na educação, ciência e tecnologia do país”, elogiou o líder.

Dafeng expressou o interesse em intermediar iniciativas para cooperação acadêmica internacional. “Gostaríamos de ter mais influência no apoio ao intercâmbio entre universidades. Sabemos que a UnB estabeleceu parcerias com muitas instituições da China. Podemos ajudar ainda mais com isso.”

Além de possuir oito acordos de cooperação com universidades de diferentes regiões da China, a UnB oferece oportunidades de intercâmbio para graduandos que queiram estudar em instituições do país asiático e acolhe estudantes chineses. No momento, dois pós-graduandos daquela nação estão na Universidade.

Em encontro com parlamentares, reitora e vice-reitor da UnB demonstraram interesse em ampliar o vínculo com universidades chinesas. Foto: André Gomes/Secom UnB

Dafeng espera que esses laços se estreitem ainda mais, com a ampliação da mobilidade acadêmica para alunos de ambos os países, mas também para professores. O representante da comitiva chinesa também ofereceu apoio para o fortalecimento das atividades do Instituto Confúcio. Em 2008, a UnB foi a primeira universidade federal a receber uma sede da organização dedicada à promoção da cultura e língua chinesa em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A reitora Márcia Abrahão projeta boas perspectivas com a aproximação entre os países. “Essa visita à UnB representa a ampliação da nossa parceria e o crescimento das relações da Universidade com a China e, agora, com o Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China”, comentou.

A Universidade também estabeleceu metas para ampliar sua influência global no Plano de Internacionalização. Tendo em vista a evolução nesse quesito, o vice-reitor Enrique Huelva considera a parceria com a China estratégica, devido ao prestígio de suas universidades. O gestor salientou ainda que, em suas visitas ao país, constatou a mesma compreensão sobre os benefícios proporcionados pelo avanço nas relações bilaterais.

“Há um interesse forte de nossos colegas das universidades chinesas em aumentar essa cooperação, não apenas no ensino da cultura chinesa no Brasil, mas também no ensino da cultura brasileira na China e em áreas estratégicas para ambos os países”. A exemplo, ele cita as áreas com forte atuação da China, como as geociências e as ciências da comunicação e da informação.

BCE foi um dos pontos do campus Darcy Ribeiro visitados por Cai Dafeng (à frente) e delegação parlamentar. Foto: André Gomes/Secom UnB

O Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, e o adido cultural da embaixada, Shu Jianping, também participaram do encontro. Ambos estiveram reunidos com a reitora no início deste mês, também para tratar de ações focadas em estreitar vínculos entre UnB e China.

TOUR – A comitiva parlamentar chinesa aproveitou a vinda à UnB para conhecer as instalações do Instituto Confúcio e os prédios do ICC e da Biblioteca Central (BCE).

Durante o passeio, o vice-reitor Enrique Huelva e a assessora da vice-reitoria Ana Helena Rossi apresentaram brevemente um histórico sobre as construções da Universidade. Ao final do encontro, Cai Dafeng, que é arquiteto por formação, foi presenteado com um livro sobre a arquitetura do campus Darcy Ribeiro.