COMEMORAÇÃO

Reitora e vice-reitor divulgam mensagem pelos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Queridas(os) docentes, técnicas(os) e estudantes,

O mundo celebra hoje os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um marco para a garantia de direitos individuais e coletivos em nível global. A Declaração não apenas encerrou um dos conflitos mais sangrentos de nossa história, a Segunda Guerra Mundial, como também trouxe as bases para leis de diversos Estados, nos quais predomina, ou deveria predominar, o entendimento de que há direitos básicos para todos os cidadãos.

Em 2018, a UnB celebrou os 70 anos da Declaração com a campanha UnB Mais Humana, cujo encerramento oficial se dará às 14h30 desta segunda-feira, com uma sessão solene especial do Conselho de Direitos Humanos. Ao longo de todo o ano, nossa comunidade realizou mais de 100 atividades com essa temática, tais como palestras, seminários, debates e exposições.

Nossa vigilância, contudo, não se encerra nesta efeméride. Hoje, mais do que nunca, precisamos nos manter atuantes na defesa de valores e liberdades que, em essência, garantem a dignidade humana. Não há prazo de validade quando se trata da promoção dos direitos humanos. O trabalho é contínuo, e nós, nas universidades, estamos em uma posição estratégica para agir com esse propósito.

A UnB – que tem como missão institucional a formação do pensamento crítico e a proposição de soluções para os problemas nacionais – sempre foi protagonista em ações de promoção das liberdades e da equidade. Fomos a primeira instituição de ensino superior a implementar ações afirmativas para negros e também a primeira a estabelecer um vestibular específico para indígenas, retomado em 2017. Temos, ainda, o primeiro mestrado profissional da América Latina voltado para povos e comunidades tradicionais.

Nas práticas cotidianas, a UnB também age pautada por valores democráticos, defendendo a liberdade de cátedra, fortalecendo os debates internos e as decisões colegiadas. Na gestão, agimos com transparência e corresponsabilização – afinal, a Universidade é um bem de todos nós.

Nesta data, portanto, conclamamos a comunidade acadêmica para que siga atuando na defesa dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Márcia Abrahão

Reitora