ADMISSÃO

Chances são pelo SiSU, VHE, Vestibular Indígena, Transferência Facultativa e Portador de Diploma. Veja o prazo de inscrição e os requisitos de cada um

Neste início de ano, estão disponíveis pelo menos cinco formas de tornar-se estudante de graduação da Universidade de Brasília ainda em 2019. Há vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre letivo. Veja a seguir quais são as chances e o que é necessário para concorrer. Fique atento aos prazos de inscrição!

SiSU É a forma de ingresso mais ampla para quem prestou o Enem 2018. São 1.988 vagas em 89 cursos de graduação, para início ainda no primeiro semestre letivo de 2019. A inscrição é feita por meio do site do SiSU/MEC, entre 22 e 27 de janeiro. Seria até 25, mas houve extensão do prazo pelo MEC. Saiba mais.

HABILIDADES ESPECÍFICAS – A nota no Enem 2018 também é requisito para quem deseja estudar Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (bacharelado), Artes Visuais (bacharelado/licenciatura), Design – Programação Visual/Projeto do Produto (bacharelados) e Música (bacharelado/licenciatura). Além disso, o candidato deve estar com a Certificação de HE para o curso escolhido dentro do período de validade.

O prazo para confirmar participação na seleção de cursos de HE vai de 16 a 22 de janeiro. Os candidatos podem optar entre três sistemas de ingresso: Universal, de Cotas para Escolas Públicas ou de Cotas para Negros. Os requisitos para se candidatar em cada um dos processos estão descritos nos editais de abertura das seleções. Saiba mais.

VESTIBULAR INDÍGENA  As inscrições para este processo foram prorrogadas. O prazo começou em 3 de dezembro e encerra-se em 15 de fevereiro. São 85 vagas, distribuídas entre 30 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), de Ceilândia (FCE) e de Planaltina (FUP).

Podem concorrer às vagas candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública. Se aluno da rede particular, o candidato precisa ter recebido bolsa de estudos, integral ou parcial. Neste último caso, de no mínimo 50%.

As provas ocorrem na data provável de 23 de março de 2019, nos polos regionais das cidades de Aracruz/ES (Aldeia Caieiras Velhas), Boa Vista/RR, Brasília/DF, Imperatriz/MA, Manaus/AM, São Gabriel da Cachoeira/AM, Tabatinga/AM e Tacaratu/PE (Aldeia Brejo dos Padres). O edital é uma iniciativa da Fundação Universidade de Brasília (FUB), levando em consideração o Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Saiba mais.

PORTADOR DE DIPLOMA  De 11 a 25 de janeiro, quem deseja fazer segunda graduação na UnB pode se inscrever pelo site do Cespe. O candidato deve ter feito a prova do Enem nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018. É importante atentar-se para os documentos que serão exigidos em caso de aprovação: histórico escolar do curso superior, o programa, a ementa e a bibliografia das disciplinas, o diploma de curso superior, entre outros. Sem eles, não é possível confirmar a vaga. Saiba mais.

TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA  Estudantes de outras instituições de ensino superior que queiram mudar para a UnB têm chances neste processo. É preciso comprovar o cumprimento de no mínimo 20% e no máximo 75% do total da carga horária exigida pelo curso na UnB. Também é necessário ter realizado o Enem nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018. O período de inscrições ocorre entre 14 e 29 de janeiro, pelo site do Cespe. Saiba mais.

Todos os processos seletivos mencionados são coordenador pelo Cespe. Outras informações na página do processo escolhido, no site do Cespe, ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30, no campus universitário Darcy Ribeiro, sede do Cebraspe. Telefone: (61) 3448 0100.