PESAR

Professor aposentado da instituição, médico foi pioneiro na área de ortopedia na capital federal

A UnB lamenta a morte do professor emérito Odílio Luiz da Silva, ocorrida nesta quinta-feira (2). Um dos fundadores do curso de Medicina na Universidade, Odílio tinha 91 anos. A cerimônia de cremação foi restrita à família.

Odílio Luiz da Silva tornou-se professor emérito da UnB em 2003. Foto: Academia de Medicina de Brasília

Nascido no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1929, Odílio graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1952. Trabalhou em instituições médicas de Rio e São Paulo, estudou na Suécia e, em 1966, foi convidado a participar da implantação do curso de Medicina na UnB.

Em entrevista ao Jornal de Brasília, em 2009, o emérito destacou que a proposta da Universidade de Brasília era arrojada à época de sua criação, impactando o ensino da medicina no Brasil e atraindo professores de diversos países. “Minha vida é aqui”, disse, na ocasião.

Odílio foi o primeiro professor da área cirúrgica da UnB. Atuou como docente até 1995, ano de sua aposentadoria compulsória. Depois, seguiu como voluntário na ortopedia do Hospital Universitário (HUB), até 2016. Em sua trajetória na Universidade, foi ainda chefe de departamento e diretor na Faculdade de Ciências da Saúde (FS).

Entre as homenagens que recebeu por sua dedicação à medicina estão o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília (2003) e de Membro Emérito da Academia de Medicina de Brasília (2008). Instituída em 1998, a aula inaugural das turmas de clínica cirúrgica do HUB leva o nome de Odílio Luiz da Silva.

Em abril de 2019, a revista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) dedicou páginas à história do docente. Desde quinta (2), o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Departamento de Estatística (EST) da UnB, onde leciona o filho do emérito, Eduardo Freitas da Silva, publicaram homenagens a Odílio.