INFRAESTRUTURA

Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de R$ 8,5 milhões envolve pesquisas para atualizar métodos adotados no processo

 

UnB vai realizar estudos de dimensionamento de pavimentação. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

A Universidade de Brasília amplia suas contribuições científicas para melhorar a qualidade de rodovias e ferrovias do país. A instituição e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinaram, em cerimônia virtual na sexta-feira (3), Termo de Execução Descentralizada (TED) para desenvolvimento de um projeto que visa melhor dimensionar essas infraestruturas.

 

O acordo, no valor de aproximadamente R$ 8,5 milhões, terá a duração de cinco anos. Caberá à UnB desenvolver pesquisas para aprimorar os métodos atualmente utilizados pelo DNIT para dimensionamento de pavimentação nos 63 mil quilômetros de rodovias em todo o Brasil que estão atualmente sob responsabilidade do órgão.

 

A perspectiva é que o trabalho auxilie o DNIT na realização de projetos de pavimentos mais adequados às condições de tráfego e clima, além de melhorar os processos de avaliação desses projetos e da confiabilidade quanto à vida útil estimada dessas estruturas. 

TED foi assinado em cerimônia virtual, com a participação de representantes da administração superior da UnB e do DNIT. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

A iniciativa será encaminhada pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, da Faculdade de Tecnologia (FT), e pelo Laboratório de Infraestrutura (Infralab), que possui equipamentos de avaliação mecânica das estruturas de pavimento e grupos de pesquisa destinados ao estudo do comportamento destes materiais experimentalmente e por simulação numérica.

 

“Este é um projeto altamente esperado, tanto por nós quanto por toda a comunidade nacional e pelos órgãos de controle que cobram métodos mais racionais e menos empíricos. É um coroamento de legado, depois de muito trabalhar pela UnB, ver isso realizado”, comemora o professor Márcio Muniz, diretor da Faculdade de Tecnologia (FT).

 

O diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Luiz Guilherme Mello, destacou que o órgão tem interesse em estreitar relações com a Universidade, para que a interação entre estudos acadêmicos e a prática da engenharia se amplie cada vez mais. “A parceria com a UnB inaugura uma série de parcerias com outras instituições federais. A proposta é criarmos um sustentáculo técnico-científico de instituições federais que permita que o DNIT se desenvolva e crie”, detalhou.

 

Para a reitora Márcia Abrahão, “esta parceria vai também contribuir para que nossos estudantes tenham mais proximidade com a realidade. A área de engenharia precisa desta forte relação com a sociedade".

 

A reitora destacou ainda que a escolha da UnB por parte do Dnit confirma o destaque nacional e internacional alcançado pela instituição ao longo dos anos. “Eu não poderia deixar de ressaltar que este projeto e todos os outros que temos feito demonstram a excelência da UnB, sobretudo em rankings internacionais de pesquisa, além de mostrar que a Universidade se preocupa com a inclusão social e tem um forte compromisso social”, finalizou.

 

Leia mais:

>> UnB e Agência Espacial Brasileira celebram parceria

>> Cepe discute resolução sobre a retomada do calendário acadêmico

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão   

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da covid-19

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

>> UnB cria solução tecnológica para viabilizar retorno às aulas na rede pública do DF

>> Projeto da UnB observa as vulnerabilidades de idosos e seus cuidadores ao novo coronavírus

>> Universidade retoma reuniões do Conselho Comunitário

>> Pesquisa coordenada pela UnB vai desenvolver teste rápido e barato para covid-19

>> Faculdade UnB Gama recebe obra do estacionamento

>> Programa foca em estratégia de alavancagem econômica por meio do fomento às fintechs

>> Pesquisadores apresentam máquina que descontamina máscaras N95

>> UnB integra polo de manutenção de respiradores

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Entenda o que é fato sobre a volta às aulas na UnB

>> Estudantes terão apoio institucional para eventual retorno às atividades acadêmicas em modo remoto

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.