NESTA SEXTA (25)

Economista Eduardo Moreira, socióloga Sabrina Fernandes e professora da UFMG Heloísa Starling são os convidados

Webinário encerra a Semana Universitária, com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube. Arte: DEX

 

A 20ª Semana Universitária (Semuni) chega ao fim na próxima sexta-feira (25). O encerramento das mais de mil atividades da programação vai acontecer às 15h, em webinário com o tema O Estado democrático na construção de um país mais justo e igualitário. A transmissão ao vivo será feita pelo canal da UnBTV no YouTube. 

 

O economista e escritor Eduardo Moreira, a socióloga e pesquisadora Sabrina Fernandes, que está à frente do canal de divulgação científica e política no YouTube Tese Onze, e a historiadora, cientista política e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Heloísa Starling serão os palestrantes da atividade.

 

>> Confira aqui a programação da 20ª Semana Universitária 

 

Por conta da pandemia de covid-19, pela primeira vez a Semuni é realizada totalmente on-line, com ações em quatro canais no YouTube: Extensão UnBUnBTVSemana UnB Sala 01 e Semana UnB Sala 02. Todas as atividades foram propostas pelas unidades acadêmicas e administrativas da UnB, com o envolvimento de estudantes, docentes e técnicos administrativos, além da comunidade externa. 

Economista Eduardo Moreira considera discussão sobre um país mais justo "questão de sobrevivência". Foto: Divulgação

 

A programação de encerramento e de todo o evento pode ser acompanhada livremente, mas é preciso estar inscrito no Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGAA) para receber certificado (clique para saber como).

  

Para uma prévia do webinário desta sexta-feira (25), a Secretaria de Comunicação (Secom) conversou com o palestrante Eduardo Moreira sobre as questões que ele pretende abordar durante a atividade. Confira:

 

Quais são suas expectativas para o encerramento da Semana Universitária? 

Minha expectativa é de que a gente esteja celebrando um conjunto de encontros que tenha sido importante para colocar todo mundo alinhado na mesma página e vibrando junto, nesse movimento, contra o desmonte que está acontecendo no país. Mais do que nunca, a gente tem que ter essa capacidade de coesão na defesa da democracia brasileira e da nossa possibilidade de debate, de discutir os futuros do país. 

 

Como pretende discutir a temática proposta? 

A gente vai conversar sobre como desmontar essa bomba da concentração de renda e qual papel o Estado e a iniciativa privada têm nisso. Então, a ideia é a gente tornar, de maneira muito clara, esses papéis compreensíveis às pessoas que estarão nos assistindo.

 

Em sua opinião, qual é a importância de discutir o Estado democrático e um país mais igualitário neste momento político que o Brasil vive? 

Acho que não é mais uma questão de ser importante ou não, é uma questão de sobrevivência. O que nos aguarda é o caos: um caminho que vai concentrar cada vez mais renda. A revista Forbes mostrou que, no ano passado, os ricos acumularam mais de R$ 300 bilhões. São 200 e poucas pessoas que são os bilionários do país, enquanto os mais pobres continuam ficando muito mais pobres. Isso é absolutamente insustentável e vai terminar num caos, com consequências absolutamente imprevisíveis, mas certamente catastróficas. 

 

Leia também:

>> Noam Chomsky torna-se Doutor Honoris Causa da UnB na abertura da Semuni

>> Igualdade de gênero é tema de debate internacional

>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Projeto mapeia cadeias alternativas de distribuição de alimentos saudáveis e sustentáveis durante a pandemia

>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos

>> Projetos da UnB de combate à covid-19 têm financiamento aprovado em edital

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Pesquisa avaliará impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica

>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19 

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.