QUALIDADE DE VIDA

Anteriormente realizadas no Centro Olímpico, ações para promoção à saúde serão reajustadas para o modo remoto. Inscrições começam nesta sexta (25)

Iniciativa para trabalhadores da UnB será retomada em formato on-line, com práticas em diversas modalidades. Foto: Freepik

O programa Viva Bem é uma ação de extensão institucional da Faculdade de Educação Física (FEF), em parceria com o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), com o objetivo de estimular a manutenção de boas condições de saúde e qualidade de vida no âmbito do trabalho na Universidade de Brasília. O projeto oferece atividades físicas, de forma gratuita, para quem trabalha na UnB, sejam servidores técnico-administrativos, professores, terceirizados ou qualquer pessoa que possua vínculo profissional com a instituição.

Neste semestre, as atividades, que costumavam ocorrer no Centro Olímpico, precisaram ser adaptadas para o ambiente virtual em razão da atual situação de pandemia de covid-19. Após a mudança do programa para este formato, elas passarão a ser ofertadas na plataforma Aprender.

A iniciativa retoma suas atividades na primeira semana de outubro, de 5 a 11, e estará com inscrições abertas, de forma ininterrupta, a partir de sexta-feira (25), sem limite de vagas. Na plataforma Aprender, os participantes irão encontrar um menu com atividades semanais, que ficará à disposição daqueles que trabalham na Universidade.

“Há grande número de servidores do quadro da UnB e terceirizados que estavam participando ativamente do programa presencial. Eles reportam inúmeros benefícios, desde a diminuição das cargas de ansiedade e estresse do dia a dia no trabalho até a prevenção e/ou diminuição de dores ocasionadas por esforços repetitivos nas atividades laborais. Além, logicamente, de informações sobre o prazer e a satisfação pela realização de atividades esportivas, criação de vínculos sociais, na perspectiva da satisfação pessoal e de seus efeitos para o bem-estar físico e mental”, afirmou André Luiz Reis, professor da FEF e coordenador interino do programa.

Coordenador interino do programa, André Reis menciona, entre os benefícios das atividades, a redução de ansiedade e a prevenção de dores provocadas por esforços repetitivos nas atividades laborais. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

AULAS – Textos informativos sobre saúde e atividade física serão disponibilizados na plataforma, alguns deles com dicas sobre temas relacionados à prática de exercícios em casa ou em locais que possuam as condições adequadas para a realização. Semanalmente, uma videoaula será postada, e serão criados quatro grupos de atividades em que os integrantes poderão escolher as modalidades que participarão. São elas: ginástica funcional, alongamento/flexibilidade, atividades alternativas, corrida e caminhada.

"Esta é a grande vantagem deste sistema de aulas on-line. Como não existe o chamado espaço físico ou a sala de aula, o espaço virtual vai exigir somente a participação dos alunos executando as tarefas postadas no sistema e enviando seus comentários, dúvidas, sugestões, etc. Como as atividades serão semanais e não são sequenciais, ou seja, não exigem pré-requisitos ou continuidade, o participante pode iniciar a qualquer momento", explica André Reis.

O docente frisa, no entanto, que quanto mais cedo os trabalhadores aderem ao programa e participam das práticas, mais rápido os resultados são alcançados. Ele alega ainda que é necessário comprometimento, dedicação e continuidade para que os participantes tenham bom desempenho.

MUDANÇA – Segundo André Reis, estão em andamento reuniões para avaliação de metodologia de trabalho e de atividades, além do processo de prescrição, acompanhamento e avaliação individual, na plataforma Aprender.

Para o coordenador interino, o formato on-line oportuniza a promoção de atividades físicas supervisionadas, sequenciadas, orientadas e adequadas a um novo modo de interação. “Os benefícios se encontram na liberdade de execução dos participantes onde quer que estejam, no horário que for individualmente adequado, com autonomia de escolha do leque de atividades a ser oferecido, realizando uma ou mais atividades”, afirma.

Programa foi criado em 1996 como iniciativa para amenizar problemas de saúde relacionados ao trabalho. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“A dificuldade está na falta de um espaço físico onde exista efetiva interação coletiva. No entanto, tudo isto está sendo levado em consideração durante a fase de elaboração das atividades na plataforma on-line”, complementa o professor.

Em vista à responsabilidade institucional da parceria com o DGP e os objetivos de promoção da saúde na UnB, o diretor da Faculdade de Educação Física (FEF), Fernando Mascarenhas, buscou auxílio para achar uma solução para o programa na atual conjuntura. Procurado pelo gestor, o professor André se prontificou a colaborar e assumiu a coordenação da ação de extensão neste período.

“Ofereci-me, temporariamente, para auxiliar na procura de uma solução, no entendimento de que o programa poderia auxiliar nosso quadro de trabalhadores que está executando atividades em casa, em home office. Muitos deles impedidos de participar em programas de atividades físicas nos parques, academias, espaços de lazer e, logicamente, no programa Viva Bem UnB, nos espaços físicos do Centro Olímpico”, conta André Reis.

INFORMAÇÕES – Interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A equipe do programa, composta por três bolsistas de Educação Física e pelo coordenador interino, encaminhará um formulário para que sejam preenchidas informações sobre a situação de saúde do servidor. Após a devolução do documento, será feita inscrição na plataforma de aprendizagem, que poderá ser acessada para as aulas a partir do dia 5 de outubro.