FEIRA

Até sexta-feira (22), CDT e PCTec realizam evento que promove a interação entre a Universidade e o setor produtivo. Participação é gratuita

Feira de Negócios e Inovação segue até sexta-feira (22), com programação diversa e gratuita. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Entre os dias 21 e 22 de novembro, a Universidade de Brasília sedia 9ª Feira de Negócios e Inovação, com palestras, rodadas de conversa entre empreendedores e investidores, além de um hackaton em busca de uma solução tecnológica para uma demanda do Decanato de Administração (DAF) – com premiação aos melhores colocados. O evento é realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDT) e pelo Parque Científico e Tecnológico (PCTec), no prédio do CDT.

“Estamos convidando empresas, governo e entidades ligadas ao setor produtivo para que venham conhecer esse novo olhar da Universidade, peça fundamental para o desenvolvimento do país”, disse a diretora do PCTec, Renata Aquino. “Esperamos que essa experiência se repita muitas vezes mais, fortalecendo a nossa contribuição para o fomento ao ecossistema de inovação do Distrito Federal”, acrescentou a diretora do CDT, Marileusa Chiarello.

Diretoras do PCTec, Renata Aquino, e do CDT, Marileusa Chiarello, destacaram o interesse da UnB em ocupar espaços de inovação e empreendedorismo. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Na abertura da feira, a reitora Márcia Abrahão destacou as mudanças na estrutura de pesquisa e inovação da UnB nos últimos três anos, com a criação do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), o reposicionamento do CDT, como um núcleo de inovação tecnológica da Universidade, e o fortalecimento do PCTec.

“Somente no ano passado, captamos R$ 78,5 milhões para realização de projetos de pesquisa e inovação. E temos capacidade para arrecadar muito mais, em parceria com o setor público, a iniciativa privada e organismos internacionais. É esse tipo de intercâmbio que buscamos fortalecer e ampliar com ações como esta feira”, destacou.

PARCERIA A deputada federal Paula Belmonte (PPS) esteve presente na cerimônia e ressaltou o ambiente propício para a busca de soluções inovadoras. “Sou muito grata por estar vendo a UnB tão viva e atuante. A presença de tantos jovens traz um clima bom, uma nova forma de pensar sobre as coisas”, disse. O senador Izalci Lucas (PSDB), coordenador da bancada do DF no Congresso, enviou como representante o assessor especial Paulo Barone, ex-secretário da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Otavio Viegas Caixeta, diretor do Departamento de Ecossistemas Inovadores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) também participou da atividade. Ex-aluno da UnB, ele falou dos desafios para a área. “Precisamos fazer com que o ecossistema de inovação seja capaz de converter o conhecimento gerado nas universidades em riqueza”, afirmou.

Representantes de diversas entidades marcaram presença na abertura da 9ª Feira de Negócios e Inovação. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Alessandro França, aproveitou o evento para falar sobre os novos editais a serem lançados pela entidade, com foco em jovens universitários e “estímulo às startups”, principalmente as voltadas para o mercado financeiro (conhecidas como fintechs). “Temos cerca de 120 mil pessoas estudantes de faculdades e universidades no DF, queremos ver a submissão de pelo menos 10 mil.”

Além deles, também estiveram presentes na cerimônia de abertura o coordenador de Educação e Difusão Científica da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Eduardo Weaver, o superintendente do Sebrae/DF, Valdir Oliveira, e o representante da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Reinaldo Ferraz.