OPINIÃO

Marcia_abrahao.jpg - 34,64 kB

Márcia Abrahão Moura é reitora da Universidade de Brasília (UnB).

Márcia Abrahão Moura

Em momentos de ameaça à ciência e à educação e sucessivos cortes orçamentários, um planejamento robusto e integrado ao cotidiano da Universidade de Brasília torna-se uma peça-chave para a garantia das finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão e para o fortalecimento da autonomia universitária.

Nos últimos anos, presenciamos um cenário adverso e desafiador, resultante dos impactos sociais e econômicos da pandemia de covid-19, além da ausência de recursos do governo federal para investimentos na educação superior e cortes de recursos orçamentários para cobrir as despesas de funcionamento das universidades federais.

Apesar de tudo isso, a UnB continua firme em sua missão institucional, com excelência e responsabilidade social. Para alcançarmos nossos objetivos, o planejamento é fundamental. Nesse sentido, dois documentos são de suma importância: o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Na elaboração de suas políticas, projetos, editais e das demais iniciativas que impactam o cotidiano da comunidade universitária e da sociedade, a UnB considera as diretrizes didático-pedagógicas e de gestão contempladas no PPPI e no PDI. Observa também as disposições do Plano Orientador e do Estatuto e Regimento Geral.

Os resultados que alcançamos são fruto, portanto, do planejamento sólido, consolidado pela dedicação diária e incansável de nossa comunidade. O desenvolvimento de ações integradas e coordenadas nas áreas acadêmicas e administrativas faz com que a UnB esteja, atualmente, entre as melhores instituições do Brasil e da América Latina.

Assim, os incontáveis desafios não impedem a UnB de seguir atuante como sempre e necessária como nunca, contribuindo com pesquisas de relevância nacional e internacional e com a promoção dos diretos humanos, da inclusão, da diversidade e do desenvolvimento sustentável.

O PDI também orienta a definição de políticas e planos importantes em consonância com as demandas da sociedade e da comunidade universitária. Podemos destacar a política de acessibilidade, a política integrada da vida estudantil, o plano de logística sustentável e o plano de obras.

Iniciativas com o objetivo de valorizar o nosso corpo docente e técnico administrativo também surgem de um planejamento institucional integrado, incluindo o plano anual de desenvolvimento de pessoas, as ações de promoção da saúde e da qualidade de vida e o incentivo à participação em eventos nacionais e internacionais, por meio de editais de fomento.

Todos esses resultados evidenciam a qualidade da UnB e sinalizam para a importância de nos aperfeiçoarmos cada vez mais. Dessa forma, poderemos alcançar patamares cada vez mais altos em termos de excelência acadêmica e de gestão.

É importante que toda a comunidade acadêmica e membros da sociedade em geral participem do processo de elaboração do novo PDI UnB 2023-2028. Só assim vamos construir um planejamento integrado e pautado nos princípios e valores institucionais. É fundamental que cada um se veja reconhecido na Universidade e contribua para a UnB que queremos no futuro.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.