OPINIÃO

Ester Macedo Lira é estagiária de Programação na UnBTV,  graduanda em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB).  Curadora de mostras de cinema e do programa Quarta Cine Candango.

Ig Uractan Freitas Carvalho é coordenador de Programação da UnBTV, graduado em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB). Produtor Audiovisual com experiência em Cinema, Televisão e Produção Independente.

Ester Lira e Ig Uractan

Ao longo de seus 16 anos, a UnBTV - Canal Universitário da Universidade de Brasília (UnB) - tem proporcionado espaço para o cenário cultural prestigiando o cinema contemporâneo nacional. Bem como outras TVs universitárias, o canal tem se empenhado para cumprir o papel de estimular a produção e exibição das obras nacionais reconhecendo o valor cultural inerente a elas.

A UnBTV passou a realizar mostras de filmes com a intenção de ampliar o espaço para o cinema nacional e universitário. Um trabalho que exige o contato direto com cada realizador para fazer a devida formalização da exibição e o licenciamento das obras. Em 2021, foram realizadas oito mostras temáticas que ao todo exibiram 129 obras audiovisuais. Dentre as apresentações, ocorreu em agosto a mostra Legados Cinematográficos: Glauber Rocha, contando com oito filmes do notável autor do Cinema Novo.

No mês de outubro de 2021, como iniciativa de prestigiar o cinema do Distrito Federal, estreou o programa Quarta Cine Candango, com a exibição do filme Rock Brasília - Era de Ouro (Vladimir Carvalho) na primeira sessão. O programa surge com a proposta de atender à demanda por uma janela que pudesse enaltecer obras regionais, exibindo-as, apresentando seus realizadores e mostrando os bastidores das produções, sendo não somente uma contribuição para a cinematografia regional mas também de amplitude nacional demonstrando sua importância como exibidor e reafirmando o conceito de “bem cultural”, que se aplica a essas produções.

A exibição de filmes por meio de mostras temáticas ou no programa Quarta Cine Candango formaliza o trabalho de realizadores como agentes culturais uma vez que suas produções ganham espaço em um canal de tv a cabo, algo que favorece a “carreira” do filme e da equipe envolvida. Além disso, a UnBTV abre espaço para uma área de atuação no mercado audiovisual que é a de curadoria, produção e realização de mostras de cinema e festivais como o IV FestUni (Festival de Cinema Universitários), exibido em outubro de 2021.

Neste ano de 2022 foram realizadas 7 mostras, exibindo, no total, 87 filmes. O destaque vai para a parceria feita com a distribuidora “Vídeo Saúde” da Fiocruz para exibição de filmes na SBPC e as articulações com as embaixadas da Coréia e Argentina com as mostras: Cinema Coreano e Las Islas Malvinas. A programação completa de cada uma das mostras está disponível no nosso Instagram (@unbtv).

Espera-se cada vez mais que a TV universitária cumpra sua função de não apenas apresentar os resultados das pesquisas científicas, mas que possa fomentar e movimentar o mercado criativo, em especial o cinema. sendo também considerada TV pública, usufrui-se de sua independência mercadológica para propiciar cada vez mais espaços nas grades de programação prestigiando as obras nacionais e, sobretudo, locais.