OPINIÃO

Fernanda Nascimento é professora da Faculdade UnB Planaltina e doutora em Agronomia pela Unesp.

Fernanda Nascimento

As ações do homem no planeta estão cada vez mais em evidência. Falar de sustentabilidade na universidade é pensar em um mundo melhor para todos, de forma colaborativa e participativa. Inaugurada em 2006, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) desenvolve ações voltadas para a sustentabilidade, por meio de uma série de publicações, pesquisas, projetos, ações, entre outros. No seu Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), a sustentabilidade está dentre os pilares que sustentam as missões do campus e é apoiada pela Assessoria de Sustentabilidade, vincula à Direção da unidade.

Vale ressaltar que a FUP está inserida numa região que possui forte vocação para a atividade rural e cultural. São cinco os cursos de graduação oferecidos pela unidade, todos de caráter interdisciplinar e seis programas de pós-graduação em funcionamento.

Ao longo de todos esses anos, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) tem estimulado o uso racional de recursos, educando para a sustentabilidade e buscando, de forma participativa, construir uma universidade sustentável, com a responsabilidade do seu papel relevante nessa temática, pois gera conhecimento e a aplicação desse conhecimento, na prática, gera resultados que contribuem não só para a comunidade interna como também para a comunidade externa.

Analisando o cenário atual, inúmeras pesquisas evidenciam a importância das universidades na transformação do estilo de vida de seus estudantes como atores ambientais, ao inserir a sustentabilidade nos currículos e nas ações do campus. A universidade deve proporcionar meios para que os alunos desenvolvam habilidades e atitudes multidisciplinares, contribuindo dessa forma para as metas de sustentabilidade.

Nesse sentido, a FUP tem avançado na questão da sustentabilidade do campus, criando em 2019 um grupo de trabalho para elaborar um Plano de Sustentabilidade, com indicadores de monitoramento e a coleta dos dados para o primeiro Relatório de Sustentabilidade do campus. Em 2020 foram lançados o primeiro Relatório de Sustentabilidade da FUP e o Edital Sustentabilidade FUP nº 03/2020, fortalecendo o compromisso do campus com a promoção da sustentabilidade. Além disso, desde 2015, a universidade trabalha com ações de sustentabilidade, tais como: o Recicla FUP, a partir de dois projetos de extensão e tem também a usina fotovoltaica, inaugurada em 2019, para o monitoramento de água e energia, entre muitos outros.

Em 2022, a ideia é lançarmos uma agenda, através da Assessoria de Sustentabilidade da FUP, com ações contínuas ao longo do ano, visando minimizar os impactos ambientais no campus e fomentar reflexões cada vez mais profundas para que possamos avançar nas metas e objetivos estabelecidos pela universidade e pelas diretrizes mundiais.

Que possamos comemorar um passo a mais nessa caminhada a cada ano, na construção de uma sociedade comprometida com o presente e com o futuro das gerações vindouras. Unidos através de uma educação voltada para a sustentabilidade poderemos mudar a nossa realidade.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.