OPINIÃO

Reinaldo José de Miranda Filho é doutor em Fitopatologia e professor pela Universidade de Brasília. Atualmente diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP).

Reinaldo José de Miranda Filho

A faculdade UnB Planaltina (FUP), neste mês de maio comemora seus 16 anos de existência, foi inaugurada em 16 de maio de 2006 na cidade de Planaltina-DF, em seu projeto original, assinado em 2005, pela gestão do professor, àquela oportunidade reitor, Lauro Morhy, ocorreu anteriormente ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007, que consistiu em uma série de medidas para retomar o crescimento do ensino superior público, possibilitando condições para expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação.

Mesmo sendo inaugurada anteriormente ao Reuni, a FUP foi inserida neste projeto, o que ocasionou crescimento de forma rápida, a partir da contratação de professores, corpo técnico administrativo e aumento na quantidade de cursos e vagas ofertadas aos estudantes. A infraestrutura foi expandida, com o acréscimo de 1.700m² em sua edificação original (UEA), posteriormente intitulada Ana Maria Primavesi e construção da unidade acadêmica (UAC), atualmente denominada prédio Paulo Freire, contando com 4.600m² de área construída.

Este crescimento foi pautado internamente com preocupação, estabelecendo que sua realização deveria ser de forma harmoniosa e com qualidade. A partir da concepção de seus cursos de graduação sendo: bacharelados em Gestão (Agronegócio e Ambiental) e licenciaturas (Ciências Naturais e Educação do Campo) surgiu um ambiente particular, claramente multidisciplinar, refletindo a necessidade de que os diálogos fossem realizados de forma transversal, não ficando restrito às limitações usuais relativas às tradicionais áreas do conhecimento, possibilitando assim a construção de uma matriz administrativa que permitisse o diálogo constante entre os diferentes cursos de graduação e as diferentes áreas do conhecimento, não havendo a predominante organização em departamentos.

Neste momento de aniversário é evidente esta cultura do diálogo internalizada na FUP, pela tradicionalmente presente em nossa programação comemorativa, a Assembleia Geral, espaço consultivo que propicia o encontro e oportuniza falas a toda a comunidade acadêmica, onde corpo técnico, discentes, docentes e trabalhadores terceirizados (limpeza, segurança patrimonial e zeladoria) se encontram, confraternizam e trazem suas contribuições, a partir da garantia democrática de se expressarem de forma livre e isonômica a despeito das questões inerentes ao funcionamento e planejamento do desenvolvimento sustentável para o campus, em seus diversos aspectos.

Este espaço de Assembleia Geral contribui como momento importante de avaliação, reflexões e propostas de mudanças de rumo, exemplo disso, é a revisão e atualização do plano diretor do campus, que traz em sua essência a construção participativa da comunidade acadêmica, preocupação ambiental, garantia de acessibilidade e o planejamento organizado de crescimento e expansão, construído de forma colaborativa, respeitadas orientações de comissão específica, contendo representantes dos respectivos setores técnicos da Universidade de Brasília (UnB).

Agora, após dois anos afastados das atividades presenciais, devido à triste pandemia de covid-19, ainda presente e que inspira cuidados, mas que devido à dinâmica epidemiológica com diminuição dos casos de contaminação e à necessidade de atendimento às orientações normativas, estamos retornando gradativamente às atividades presenciais, retomando os eixos de ensino, extensão e pesquisa, que são as bases do trabalho acadêmico desenvolvido de forma dedicada, amorosa e responsável.

Comemorar mais um aniversário deste jovem campus é reafirmar a excelência e o compromisso em atuar para uma educação libertária e emancipatória, possibilitando um ambiente de transformação a todas e todos que por aqui passarem, mantendo o compromisso do ensino superior público de qualidade e desfrutando deste momento festivo do aniversário da FUP e da comemoração dos de 60 anos da UnB, felicitamos: viva a Faculdade UnB Planaltina e vida longa à Universidade de Brasília!