OPINIÃO

Luciana Ávila Rodrigues é doutora em Matemática na área de Geometria pela UnB e professora associada do Departamento de Matemática, tutora do PET Matemática da UnB.

Ayrton Anjos Teixeira, licenciando em Matemática pela Universidade de Brasília e bolsista do PET Matemática da UnB.

Luciana Rodrigues e Ayrton Teixeira

O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 de maio, data escolhida em homenagem ao matemático Malba Tahan, que nasceu nesse dia, em 1895. Apesar de ser comemorada informalmente há bastante tempo, ela somente foi oficialmente instituída em 26 de junho de 2013.

Malba Tahan é o pseudônimo do brasileiro Júlio César de Mello e Souza que, além de matemático, também foi escritor, educador e jornalista. Sua importância para a Matemática brasileira se fez, principalmente, por meio de suas obras de divulgação da Matemática como Matemática Divertida e Curiosa, O mundo precisa de ti, professor e a mais famosa delas, o livro O Homem que Calculava.

Um dos objetivos da data é ressaltar a importância da Matemática que, mesmo após milhares de anos de existência, ainda é uma ciência viva e está presente no nosso dia a dia. Afinal, como seria possível passar um só dia sem se deparar com números e formas geométricas? Nas suas variadas formas, a Matemática se faz presente nas compras no mercado, nos gráficos que vemos no jornal, nas obras de artes, nos celulares, na criação dos filmes de super-heróis, nos favos de mel de uma colméia, nas ondas da praia e na belíssima arquitetura de Brasília.

Na Universidade de Brasília, o PET Matemática vem realizando, nos últimos anos,  atividades em comemoração ao Dia Nacional da Matemática. Dentre elas, destacamos palestras sobre a vida e a obra de Malba Tahan e apresentações teatrais baseadas em trechos do livro O Homem que Calculava, onde narramos a história do singular viajante Beremiz Samir, personagem principal do livro, o qual parece usar mágica para resolver seus problemas.

Celebrar o Dia Nacional da Matemática é também celebrar a principal missão do Departamento, que é formar matemáticos e professores de Matemática, isto é, profissionais capazes de expandir e difundir essa ciência, tanto na academia e sala de aula, como em todos os outros espaços quotidianos de nossa vida.

Neste ano, a comemoração será ainda mais especial, pois o Departamento de Matemática comemora, juntamente com a Universidade de Brasília, 60 anos de existência. Vamos unir as duas datas, homenageando a vida e a obra dos docentes pioneiros do Departamento, professores que vieram para Brasília na década de 1960 e 1970 e cujas trajetórias acadêmicas servem de inspiração para alunos e profissionais da Matemática.

Que esta data tão especial seja mais uma oportunidade para despertarmos e cultivarmos o interesse pela Matemática, e para mostrarmos que ela é muito mais do que uma “coleção arbitrária de regras e fórmulas”, com ela descrevemos desde a origem do universo aos jogos de tabuleiro.

E que não percamos de vista o valor e a beleza intrínseca dessa área que, nas palavras do grande matemático Carl Friedrich Gauss, é a "rainha das ciências".

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.