OPINIÃO

Joana D'Arc Sampaio de Souza é pedagoga da Universidade de Brasília, atua na CoEduca/Dasu/DAC. Graduada em pedagogia (UnB) e mestre em Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília.

Mallu Stephanie de Almeida Nunes é psicóloga escolar da CoEduca/UnB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da UnB.

Larissa Polejack Brambatti é graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília, especializada em Psicodrama (ABP)e em Educação Permanente em Saúde (UFRGS), mestre em Psicologia Clínica pela UnB, doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Saúde Coletiva (UFRGS) e em Saúde Pública pelo Department of Global Community Health and Behavioral Sciences da School of Public Health and Tropical Medicine, Universidade Tulane de Nova Orleans. É professora do Instituto de Psicologia e diretora da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária da Universidade de Brasília.

Joana D'Arc Souza, Mallu Nunes e Larissa Polejack

A Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca), antes denominada Serviço de Orientação ao Universitário (SOU), é vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu) pertencente ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Consiste num espaço de reinvenção educativa na Universidade! Aqui nós refletimos em equipe e refletimos com parceiros, criamos e recriamos ações que acreditamos que a universidade precisa! Acolhemos, escutamos, abraçamos virtualmente e construímos ações educativas.

Por sermos uma coordenação de articulação da comunidade educativa precisamos, ter o olhar atento às diversas experiências, histórias, modos de ser e viver em nossa Universidade. Por isso, estamos sempre com os sentidos aguçados para fazer um trabalho afetuoso e cheio de novidades! Afinal, nossa busca é por um mundo mais humano, cheio de afeto e lúdico! A educação só funciona no afeto, já dizia Paulo Freire, não se pode falar de educação sem amor!

Assim, inspiradas pelo afeto, pelo amor ao ser humano, a CoEduca todo início de semestre oferta diversas atividades para acolher quem retorna e para quem chega em nossa casa, em nossa universidade, e são atividades que pretendem abraçar a todes! É um desejo real a busca por acolher, por fazer que se sintam parte. Para isso, temos o projeto Acolhimento, que conta com bolsistas de diversos cursos de graduação e são parceiros nas constrições das diversas frentes da acolhida.

Este semestre, ainda passando pelas restrições decorrentes da pandemia de covid-19, o projeto Acolhimento estruturou atividades para nos prepararmos para vivenciar as rotinas de um período de isolamento. Nesse sentido, iniciamos com o projeto Gratidão, com postagens na rede social Instagram sobre o seu significado, curiosidades e agradecendo a comunidade por nos nutrir de tantos aprendizados, por nos movimentar ao trabalho, e, por nos inspirar a refletir novos processos de desenvolvimento, já que esse período exigirá mais compreensão, acolhimento e resiliência.

Na sequência, conduzimos o Afeto Através das Redes – Boas Vindas 2021-2, que acontece no Instagram, representando uma acolhida à distância. Nosso desejo é que as mensagens auxiliem na acolhida da comunidade para iniciamos o semestre abraçados virtualmente.

O Dia de Jogos é uma atividade integrativa, de interação, ludicidade. Seu principal objetivo é criar vínculos, ser canal de acolhimento e exemplo a outras faculdades e institutos. Os jogos virtuais são espaços de aprendizagens! Nessa edição dos Jogos, teremos Gartic, Stop, Uno, Quiziz, Among us e Kahoot. E as Oficinas Calo(u)rosas não ficarão de fora! Esse semestre teremos seis oficinas, Sou Calouro, e agora?, Fora do Ninho, Meu currículo Acadêmico, Como Planejar sua Rotina, Trilhando Horizontes e Espaços Acadêmicos: Lazer e Cultura na UnB. Essas oficinas prezam pela organização acadêmica, trazem informações sobre currículo, recepção de estudantes de outros estados, configurando um conjunto de atividades que compõem os campi para além da sala de aula.

Convidamos vocês para conhecerem ainda as demais coordenações da Dasu, Cooordenação de Atenção Psicossocial (CoAP), Coordenação de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (Coredes) e Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (CoAVS) que junto com a CoEduca oferecem diversas ações para o cuidado, promoção da saúde e fortalecimento de vínculos na comunidade universitária. Sigam nossos Instagram @dasu_unb e @Coeducaunb e acompanhem as ofertas de atividades pelo nosso linktr.ee/dasu

Que nosso semestre seja leve e repleto de oportunidades! Contem com a Dasu!