OPINIÃO

Japson Macêdo de Almeida Filho. Matrícula nº 74/26330. É egresso-pioneiro do curso de Educação Física da Universidade de Brasília-UnB. Ingressou em 1º/1974 e formou-se em 2º/1976. Data da formatura 16/12/1976

Japson Macêdo de Almeida Filho

Comecei a namorar o CO em março de 1974. Recém-chegado do Nordeste vi naquele espaço, que ainda dava seus primeiros passos, a tradução da liberdade que desfrutava em minha terra natal, Maceió.

Mesmo ainda menino, Ele já era exuberante. Meu olhar captara sua imensidão: as quadras desportivas, os espaços para cross e banhos de sol, o parque aquático, as pistas de atletismo, uma maravilhosa de tartan, tudo isso a minha disposição, um clube perfeito, tinha até uma limonada suíça para refrescar o calor ao final das práticas. O lago ao fundo, dava a sensação de me encontrar a beira mar motivando-me à prática do frescobol.

Matriculado na Prática Desportiva (PD), fui convidado pelo professor Alexandre para auxiliá-lo em suas aulas de voleibol e treinar na equipe da UnB. Iniciava-se uma convivência que iria muito além da minha formatura. Abria-se também para amizades incríveis que perduram até hoje, mesmo vivendo distantes fisicamente. O CO era um espaço maravilhoso de convivência social que passei a frequentar todo fim de semana, um clube a minha disposição. Era ponto de chegada e de partida para outras programações.

Nossas aulas práticas aconteciam ali. Esses momentos de convivência com nossos colegas e professores, foram fundamentais para estabelecermos a relação que hoje desfrutamos com cada um deles. O tempo passou e deixou boas marcas do CO em minha existência. Como esquecer a convocação do Aranha Negra, o nosso professor Alcir, para desafiá-lo no gol após as aulas de futebol de campo?

Não tem como negar o orgulho de ter ministrado aulas no CO após convocação da professora Solange para assumir suas turmas de PD enquanto ela desfrutava de licença maternidade. E os treinos de lançamento do dardo, de segunda a sexta-feira das 12 às 13 horas sob orientação do Vovô Cantarino e o apoio do nosso querido David? Lembro-me muito bem das medalhas de atletismo que ali conquistei.

No ginásio do CO treinei as equipes de voleibol feminina da UnB e da FAUnB. Ali, também participei de jogos e campeonatos locais.

Na primeira turma de Licenciados em Educação Física da UnB, em 16 dezembro de 1976, da qual fizeram parte Dalzir, Conceição, Inêz, Lourival e eu, promovemos um mês de atividades no CO, jogos de bandeiras, e um churrascos de confraternização que se manteve vivo em muitas outras formaturas. Após minha formatura, continuei a frequentá-lo por longo tempo.

Fica um vazio ao lembrar de professores e colegas que conviveram nesse CO e nessa época conosco, e que não mais se encontram entre nós.

Aos que continuam presentes entre nós, professores e alunos, não poderia deixar de externar a minha gratidão por terem contribuído na formação do profissional que fui.

Que o CO continue a tocar as futuras gerações como tocou a nossa.

Obrigado, família CO. Valeu a pena!

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.