OPINIÃO

João Marcelo Marques Cunha é graduando em Ciências Sociais na UnB e foi representante discente no Conselho Universitário.

João Marcelo Marques Cunha

Sentir-se integrante da Universidade de Brasília significa assumir o compromisso com seu contínuo aprimoramento institucional. É por esta razão que, desde que aqui ingressei, busco encontrar caminhos para torná-la melhor aos futuros estudantes que, como eu, receberão dela as melhores oportunidades.

Durante minha graduação em Ciências Sociais, participei ativamente dos órgãos colegiados, em busca da melhoria das condições de estudo e permanência dos estudantes. Paralelamente, me dediquei ao ativismo estudantil, participando do Centro Acadêmico de Sociologia (CASO) e do Comitê em Defesa da UnB.

Foi um notável aprendizado. Conheci a estrutura acadêmica e a administrativa, suas virtudes e dificuldades, e o importante trabalho desempenhado pelos servidores. Ao mesmo tempo, participei das mobilizações em defesa da democracia, dos direitos sociais, notadamente do direito à educação, tão ameaçado nos obscuros tempos em que vivemos.

Em parceria com o Poder Legislativo, realizamos audiências públicas sobre a crise orçamentária na UnB, dando mais visibilidade ao tema. Nas oportunidades, fizemos o contraponto às falsas acusações de má administração dos recursos na UnB, provenientes daqueles que não garantem a ela condições adequadas ao seu pleno funcionamento.

Porém, não nos restringimos à denúncia, ainda que ela seja importante. Respaldado com os 512 votos que recebi na eleição para representante discente no Conselho Universitário, atuamos em parceria com a Administração Superior na busca de investimentos para a melhoria da infraestrutura nos campi, com ênfase na ampliação e modernização da iluminação pública.

Por conta desse esforço, em 2018, os arredores do Campus Universitário Darcy Ribeiro ganharam um novo sistema de iluminação com investimentos de R$ 80 mil. Foram substituídas 39 luminárias simples de vapor por sódio por LED, nas vias de ligação da L2/L3 Norte.

Neste ano, estão sendo instaladas 17 novos postes de iluminação e 19 luminárias LED no estacionamento do Hospital Universitário de Brasília. Os recursos totalizaram R$ 100 mil e beneficiarão os usuários do hospital e centenas de estudantes que passam pelo local diariamente, em direção a L2-Norte ou as quadras 400.

A etapa final desse trabalho está próxima. Já está pronto para a execução o projeto para a substituição de 148 luminárias para LED, nas principais vias de acesso do Campus Darcy Ribeiro. Estamos certos de que isso representará ainda mais segurança aos membros da comunidade universitária e visitantes.

Tudo isso é apenas o reforço de um aprendizado diário: só há conquista real quando a comunidade se une em torno de causas. É através da união dos segmentos e da gratidão que todos nós sentimos pela UnB que contribuiremos para que nossa instituição tenha cada vez mais melhores condições de oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos.