OPINIÃO

Pedro Zuchi é secretário de Meio Ambiente da Universidade de Brasília e professor do Departamento de Economia da UnB.

Pedro Zuchi¹

Hoje, 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estolcomo, na Suécia. No Brasil, desde 1981, temos a Semana Nacional do Meio Ambiente, um importante momento de reflexão sobre as ações e atividades que a sociedade desenvolve para manter o equilíbrio sustentável de nosso planeta.

Na Universidade de Brasília, devemos destacar o caminho percorrido até o momento para a construção e consolidação de uma gestão ambiental que cumpra papel preponderante nas práticas sustentáveis junto à comunidade acadêmica. O Ato da Reitoria nº. 0190/2018, que cria a Assessoria de Sustentabilidade Ambiental (GRE/ASA), ligada diretamente ao Gabinete da Reitora, reflete a importância de destaque institucional que a gestão ambiental deve ter na UnB.

Esse esforço institucional permitiu a aprovação do primeiro Plano de Logística Sustentável da Universidade de Brasília (PLS), em 2018. Mais do que um instrumento legal obrigatório, este documento tem norteado ações de sustentabilidade em seus diversos eixos temáticos.

Hoje podemos comemorar a redução de 23,04% no consumo de água, ao se comparar os anos de 2016 e 2018. Essa economia foi possível a partir da alteração e manutenção do processo de limpeza das instalações prediais dos campi; mudança no procedimento de irrigação de jardins, com estabelecimento de frequência e horários apropriados para essa atividade; investimento contínuo na redução de perda de água nas instalações hidráulicas, com destaque para a substituição de encanamentos antigos. A expectativa é continuar reduzindo esse consumo de água, com novos investimentos em modernização hidráulica e irrigação automatizada em alguns pontos da Universidade.

Podemos comemorar também a redução do consumo de resmas de papel e copos descartáveis. No ano passado, o consumo de papel A4 caiu cerca de 30%, por conta da consolidação do uso do SEI e de novas estratégias para a emissão de documentos eletrônicos (como certificados e declarações acadêmicas), institucionalizadas pela atual Administração. Quanto aos copos descartáveis, de 200 ml e 50 ml, houve redução de 39,2% e 44,6%, respectivamente, na comparação entre 2017 e 2018.

Outra conquista foi a institucionalização da compostagem de material verde originado de nossos procedimentos de jardinagem no campus Darcy Ribeiro. A iniciativa começou há um ano e oito meses e, em setembro do ano passado, foi institucionalizada a operacionalização da compostagem, via contrato de manutenção de jardins. Hoje, 65% de tudo que é recolhido vira adubo para o próprio campus – a meta é chegar a 100%. As podas e supressões também vêm sendo cuidadosamente acompanhadas, por meio de um mapeamento georreferenciado, em parceria com a Coordenação de Parques e Jardins (PRC/CPJ).

A UnB também tem remodelado seus jardins, com a utilização de espécies menos exigentes no consumo de recursos hídricos e com a busca de espécies do bioma Cerrado. Esse trabalho tem sido desenvolvido pela PRC/CPJ, em um esforço inédito na UnB, a partir de experimentos conduzidos por professores do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.

Na área de energia, também há avanços. Comemoramos a destinação de recursos para investimento em geração de energia fotovoltaica nos quatro campi. Todos já possuem projetos de instalação de plantas fotovoltaicas e, na Faculdade UnB Planaltina, a operação começa neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Nos próximos dias também será assinado o contrato para a instalação das placas fotovoltaicas na Faculdade UnB Gama.

Comemoramos a institucionalização de cláusulas ambientais nos contratos de prestação de serviços e o uso da logística reversa, como é o caso da substituição de lâmpadas queimadas e de cartuchos de impressão. Merece destaque, ainda, a redução da geração de resíduos químicos e biológicos, descartados entre os anos de 2017 e 2018, da ordem de 28,7% e 17,8%, respectivamente.

A UnB também segue comprometida com iniciativas de educação ambiental, em diversos níveis, contribuindo significativamente para a construção de um futuro mais sustentável. As unidades acadêmicas tem sido parceiras na discussão de soluções que transbordam a Semana do Meio Ambiente e estão presentes em nosso cotidiano. Parabéns aos nossos docentes, discentes, servidores técnicos e colaboradores que, incansavelmente, têm produzido soluções para os problemas ambientais, não só para a Universidade, mas também para todo o país.

______________________________

¹Assessor de Sustentabilidade Ambiental da Universidade de Brasília e professor do Departamento de Economia da UnB

Palavras-chave