OPINIÃO

Fernando Oliveira Paulino é professor e diretor da Faculdade de Comunicação da UnB. Graduado, mestre e doutor em Comunicação pela UnB com estágio na Universidade de Sevilla. Possui livros publicados, entre eles Comunicação Pública em debate: Ouvidoria e Rádio em coautoria com o professor Luiz Martins da Silva (Editora UnB), e Comunicação e Saúde (Casa das Musas).

Fernando Oliveira Paulino

A última quarta-feira, 20/6, foi de triste notícia para as Ciências da Comunicação dentro e fora do Brasil. José Marques de Melo faleceu em São Paulo, aos 75 anos, depois de uma vida dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão na área. Ele morreu em decorrência de complicações de um infarto.

Marques de Melo publicou 50 livros, além de coletâneas e artigos dentro e fora do Brasil, tendo fundado, estimulado ou participado de associações científicas como a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a Associação Latino-americana de Investigadores em Comunicação (Alaic), a Confederação Iberoamericana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom) e a International Association of Media Communication Research (IAMCR).

Considerado pioneiro no estabelecimento de uma ligação entre a universidade e a cultura profissional, sua trajetória influenciou o reconhecimento da Comunicação como área científica e o diálogo entre as instituições de educação superior e a sociedade, conforme pode ser observado na entrevista publicada em: http://ciencianarua.net/jose-marques-de-melo-a-prima-pobre-das-ciencias-sociais/.

A capacidade de articulação do professor Marques de Melo favoreceu o reconhecimento do pensamento e das práticas brasileiras e latino-americanas, contribuindo com medidas ligadas à necessidade de uma maior equidade científica entre a Comunicação e outras áreas do conhecimento e entre acadêmicos de todo o mundo.

A relevância do professor Marques de Melo também pode ser sentida pela capacidade de estimular pessoas, práticas e procedimentos, característica demonstrada no significativo número de 94 orientações de mestrado e 45 de doutorado que apresentou ao longo da vida.

Nascido em Palmeira dos Índios (Alagoas), Marques de Melo era graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1964), em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1965), e contava com doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação – Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1973). Foi o primeiro doutor titulado em Jornalismo por uma universidade brasileira.

Na USP, foi um dos fundadores da Escola de Comunicações e Artes e atuou como docente até 1993. Depois de sua aposentadoria na USP, foi professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde trabalhou como diretor da Cátedra Unesco de Comunicação.

__________________________________

ATENÇÃO

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor