OPINIÃO

Volnei Garrafa é professor da Universidade de Brasília e diretor do Centro Internacional de Bioética e Humanidades da UnB.

Volnei Garrafa

Faleceu em Salvador em 22 de junho de 2018, aos 91 anos de idade, o advogado baiano Waldir Pires, um dos mais éticos participantes do permanentemente tortuoso panorama político brasileiro. Trata-se de um justo exemplo a ser registrado na nossa história.

Seu falecimento deu-se dez dias após o lançamento do primeiro dos dois livros biográficos que o jornalista baiano Emiliano José produziu sobre a vida e trajetória do importante personagem. A obra retrata sua vida desde o nascimento em Acajutiba, em 1926, até seu último cargo político, como vereador eleito (2012-2016), em Salvador, aos 85 anos de idade, quando se afastou definitivamente da política. Sobre ele, assim se manifestou o atual governador da Bahia, Rui Costa: “Waldir foi um exemplo de caráter e retidão na vida pública e na vida privada... seu legado serve de herança e inspiração”.

Waldir Pires exerceu vários cargos em sua longa vida pública. Após ter exercido, com apenas 24 anos de idade, o cargo de Secretário de Governo na Bahia, foi eleito deputado estadual (1954-58) e posteriormente deputado federal por três mandatos (1958-62; 1990-93; 1999-2002). Na eleição presidencial de 1989, foi o candidato a Vice-presidente da República na chapa encabeçada por Ulysses Guimarães.

Foi, sem dúvida, um dos mais importantes quadros históricos da esquerda brasileira. Após seu primeiro mandato como deputado federal e tendo assumido a função de Coordenador dos Cursos Jurídicos da Universidade de Brasília (UnB), onde, à época, era professor de Direito Constitucional, foi convidado pelo Presidente João Goulart para ocupar o cargo de Consultor Geral da República (1963-64). Com o golpe militar, amargou sete anos de exílio político, regressando ao Brasil em 1970, mas sem direitos políticos, recuperados somente em 1978 com o fim do Ato Institucional Número 5 (AI-5) criado pela ditadura militar.

Tendo sido convidado por Tancredo Naves antes de seu falecimento para assumir o Ministério da Previdência Social, com a morte do amigo e a ascensão inesperada de José Sarney à presidência de República, assumiu mesmo assim o cargo, que ocupou nos anos 1985-86, quando foi eleito governador da Bahia.

No governo Lula, ocupou o cargo de Ministro da Controladoria Geral da União em 2003, onde teve papel fundamental na criação do Portal da Transparência. Posteriormente, em 2006, foi para o comando do Ministério da Defesa, sempre com atuações sóbrias e firmes.

Waldir Pires foi um personagem ímpar no contexto nacional, especialmente por ter dedicado com firmeza, lisura e sobriedade a maior parte dos seus 91 anos de vida à defesa da democracia, da cidadania e à construção de um Brasil melhor e mais justo. Tendo participado do quadro docente da UnB nos difíceis anos 1960 junto a Victor Nunes Leal e outros expoentes da época, Waldir Pires é mais um nome que ficará especialmente registrado na história da nossa instituição.

__________________________________

ATENÇÃO

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor